REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O Iraque e aqui!

Primeiro de tudo, me desculpem o tom " revolta" do post.. Nao sou economista nem politica, e nao estou aqui pra dar opiniao de especialista. Mas sou humana (e dona do blog), e nao consigo nao escrever a minha opiniao sobre essa tragedia horrivel que assisto de longe meu pais enfrentar...

Eu estive no Rio menos vezes do que gostaria. Mesmo assim deu pra ver que sim, a cidade e maravilhosa, e um dos lugares que eu falo com orgulho pra gringaiada quando estou falando do Brasil. Mas, ao contrario de Sao Paulo, em que a diferenca social que existe e (um pouco) camuflada pelo tamanho da cidade, no Rio a desigualdade esta exposta que nem ferida, favelas lado a lado com as maravilhas, pra todo mundo ver.

Esta semana essa exposicao foi elevada a milionesima potencia com as acoes do exercito para "limpeza" dos morros. Eu nao sou comunista, socialista ou nehum outro "ista" que queiram me taxar (viu, pai!!!). E eu defendo sim que crime tenha punicao, logico que tem que ter. Mas dai a aprovar a violencia que tomou conta da cidade nestas ultimas semanas, e a atitude "atire antes de perguntar" da policia, ja e uma oooooutra historia. E acreditar que estamos assistindo uma batalha entre o bem e o mal, em que os policiais bonzinhos estao combatendo os traficantes malvados, ai ja e pedir demais da minha cabecinha...

Porque vamos combinar, enquanto tiver demanda, havera procura. Enquanto tiver quem compre, havera quem venda. Seja  carro, seja comida, ou seja droga. E por tras do trafico, existe nao uma ou duas faccoes criminosas escondidas nos morro, chefiadas por um "Pezao" ou um "MC" qualquer coisa, mas  sim uma rede milionaria e extremamente organizada, conduzida por pessoas que tem poder e influencia para administra-la. Enquanto os traficantes do morro sao assassinados, e se voltam contra a populacao queimando onibus por vinganca, os verdadeiros responsaveis, aqueles que controlam o trafico e ganham milhoes, estao bem protegidos por toda essa cortina de fumaca midiatica, e continuam a comandar esse circo, prontos a colocar novos traficantes no lugar de todos aqueles que perderam o posto no meio dessa guerrilha urbana.

Sou 100% a favor do combate ao crime. Mas para mim, o que o Rio atravessa hoje nao e uma mega-acao de combate ao trafico, mas uma guerra de fachada, um EUA x Iraque. E o resultado pratico disso e uma cidade com medo, e a execucao arbitraria de uma classe social. Porque os chefoes, os ricos, esses nao estao morando em barracos no meio das favelas, esperando ser surpreendidos no meio do fogo cruzado.

Meu coracao e minhas oracoes vao ao povo do Rio, aos milhares de Joses e Marias anonimos, presos no meio do jogo de poder, que nao tem pra onde correr nem onde se esconder quando as balas passam, e sao obrigados a aprender a (sobre)viver no meio do caos. A todos os milhoes de inocentes que moram nas favelas, e sao as verdadeiras vitimas dessa guerrilha, minhas preces. Porque ser pobre, ate onde eu sei, (ainda) nao e crime!

2 comentários:

  1. Mas ó, os cariocas estão apoiando a ação da polícia e acho que tudo vai acabar bem, 1 passo para trás, pra poder dar dois pra frente, sacou?

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Ka,

    Espero que vc esteja certa e acabe tudo bem mesmo!Sou meio pessimista nessas coisas e acho que a corda sempre estoura pro lado mais fraco, mas essa e uma vez que eu desejo do fundo do coracao estar errada!

    bjssss.

    ResponderExcluir