REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




terça-feira, 23 de novembro de 2010

Crise.

Cada vez mais, todo lugar que se vai aqui na Irlanda so se ouve falar na crise. A atmosfera esta ficando cada vez mais pesada, e seja no onibus ou tomando um cafe no bar, a conversa e sempre a mesma: como o governo mentiu para a populacao sobre a gravidade da crise, e o que vai acontecer agora.

Eu nao vou nem entrar nos meritos da crise em si, porque nao tenho nem conhecimento para tanto. Mas o que eu acho interessante comentar e a atitude dos irlandeses com relacao ao que esta acontecendo. Porque e nitido que todo mundo esta nao so indignado, mas completamente surpreso com a postura do governo. E mais que isso: a populacao esta botando a boca no mundo pra cobrar dos politicos respostas.

Na televisao, toda noite agora se ve shows como Frontline, em que os politicos se sentam em frente ao publico e respondem diretamente as perguntas da audiencia, e todo mundo pode apontar o dedo e chamar o ministro de incompetente na maior. Uma coisa meio Marcia Goldschmidt da politica irlandesa, com todo mundo fazendo o maior barraco e trocando acusacoes.

Namorido nao entende como eu fico tao maravilhada com esses programas. Pros irlandeses, nada mais obvio do que exigir do governo uma resposta direta em momentos de crise como o que a Irlanda vive agora. Nao existe esse distanciamento povo x governo como existe no Brasil.

Mas o que me deixa mais surpresa e que o povo realmente espera que o governo seja transparente e ofereca respostas diretas.. E nao so isso: eles esperam que, por mostrar pro governo o descontentamento e exigir mudancas, o governo repense suas atitudes e aja considerando o que acabou de ouvir da populacao.

Fiquei pensando na atitude do Brasil com relacao aos nossos politicos, e como ja meio que desistimos de reclamar e nos fazer ouvidos.. Sera que nos tornamos muito acomodados e nem nos damos ao trabalho de tentar mudar? Ou os irlandeses e que sao ingenuos, por ainda acreditarem que vao fazer a diferenca?


Nenhum comentário:

Postar um comentário