REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Irish beans.


Eu me considero uma pessoa de cabeca aberta em relacao a comida (se fosse menos cabeca aberta talvez estivesse mais magrinha, mas enfim...). Vim pra Irlanda sem preconceito nenhum, disposta a conhecer o maximo de comidas diferentes possivel, e nao ficar me prendendo muito as comidinhas que eu ja estava acostumada no Brasil...

Tenho me mantido fiel aquela resolucao, e tentado adaptar ao maximo meus gostos ao cardapio irlandes. Tanto e que nunca tinha nem ido na lojinha brasileira ate mais de um ano depois que eu estava aqui. Acostumei a comer ovo no cafe da manha, por vinagre na batata-frita, e comer carne so com molho e batata, sem arroz pra completar o prato...

Mas por mais que eu tentasse, nao consegui de jeito nenhum me acostumar com o feijao irlandes. Primeiro de tudo, esqueca o conceito de feijao que nos temos no Brasil, aquele que vai no prato pra complementar arroz, bife e salada. Feijao aqui e parte do cafe da manha! E parte das mais importantes..

Ao contrario do nosso feijao, que levamos horas preparando com amor e carinho pra ficar do jeitinho que a gente gosta, o feijao que se consome aqui vem em lata, ja temperado ao gosto irlandes (na verdade gosto britanico, pois a tradicao surgiu na Inglaterra). Isso quer dizer que o feijao ja vem cozido, imerso em molho de tomate e temperado com acucar! Sim, o feijao  aqui e adocicado, quase doce mesmo!

Nao so o sabor do dito-cujo e meio duvidoso, mas a carinha do feijao de lata nao e das mais bonitas.. feijao palido, quase branco, boiando num molho meio cor de laranja... Vamos combinar que ninguem ajuda tambem a tornar o tal mais apetitoso, ne...

Como ja vem cozido, tudo que voce tem a fazer e tirar o feijao da lata e esquentar (namorido acrescenta manteiga e pimenta, pra deixar a coisa ainda mais esquisita interessante). Com o feijao aquecido, e so acrescentar ao prato, e comer na torrada (!!!), ou misturado com o ovo e o bacon do irish breakfast!

Eu juro que tentei. Tentei temperar de outro jeito, tentei outras misturas, mas nao teve jeito. Feijao de latinha definitivamente nao e pro meu gosto. E nao adianta namorido insistir: Sou cabeca aberta, mas tambem posso ser cabeca dura quando preciso!



4 comentários:

  1. Hummmm.... Eu nunca comi feijao no Brasil, nao como de jeito nenhum. Mas o feijao de latinha daqui, com ovo e torrada e sausages de manha, adoro!

    ResponderExcluir
  2. Pode me chamar de cabeça dura que eu não encaro nada que vem em lata, nada!

    ResponderExcluir
  3. Ni,

    Jura que nao come feijao brasileiro? Eu nao comia muito, mas agora que estou aqui sinto saudade!!

    Ka,

    Nada nadinha de lata? Ehehehhe mais cabeca dura do que eu :)

    ResponderExcluir
  4. No Canadá tb é doce e enlatado!
    Vai entender? Eu tb prefiro o tradicional!

    Bjo
    Camila
    www.cami-nhos.blogspot.com

    ResponderExcluir