REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




quarta-feira, 16 de março de 2011

Holy gravy.


De todas as milhares de mudancas que o intercambio cultural provocou em mim, eu nao diria que o paladar foi um dos mais afetados. No Brasil eu gostava de comer  bastante pizza, massa e chocolate. Aqui na Irlanda eu gosto de comer bastante pizza, massa e chocolate. E se de vez em quando eu sinto uma saudadezinha de comer feijao preto e pastel de feira, isso mais que compensa o fato de que aqui posso alimentar meu segundo estomago (o feito so para acomodar bobagens) com besteiras de muito melhor qualidade do que eu podia no Brasil, ja que chocolate Lindtz e sorvete Haagen-Dasz aqui custam ridiculamente barato quando comparado com Sao Paulo...

Apesar disso, aos poucos eu percebo uma mudancinha aqui e outra ali nos meus habitos alimentares... a mais recente dessas "adaptacoes gastronomicas" da minha dieta foi o gravy.

Para quem nao sabe, o gravy nada mais eh do que o suquinho que a carne solta ao cozinhar, engrossado e temperado com os ingredientes que o cozinheiro quiser, para formar um molho que deve ser servido com a carne, evitando que ela fique seca. Apesar de ter surgido no Egito, o gravy se tornou parte tradicional e importantissima da culinaria inglesa e irlandesa (e tambem americana, alias), e toda carne assada, seja carneiro, porco ou boi, tem que ser servida acompanhada com uma tigelinha de gravy do lado.

Quando eu cheguei aqui, achei a tradicao nao so esquisita mas completamente inutil. Comi carne assada a vida inteira, e nao sei se por habilidade da minha mamae cozinheira, ou por habito mesmo, nunca senti necessidade nenhuma de colocar molho por cima. Pelo contrario, achava que carne eh pra ser comida com gosto de carne, sem nada de molhinho do lado pra atrapalhar.

Mas com os jantares em familia crescendo por aqui, e a cada domingo provando uma carne com um gravy diferente, acabei me rendendo a tradicao daqui, e agora adotei o gravy ate quando faco picanha no forno!

Namorido aprovou a nova inclusao no cardapio, mas pelo menos pra comer a picanha ele esta preferindo a farofa como acompanhamento. Pelo jeito nao sou so eu que esta tendo os habitos gastronomicos influenciados pela mudanca cultural...

3 comentários:

  1. Depois tem que me passar a receita da picanha e farofa, que eu nunca fiz, mas ando morrendo de vontade de fazer.
    Adoro gravy e vc esqueceu de que vai com frango assado tb! Alias, acho q a melhor combinação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Hummm, me deu água na boca! Me passa essa receitinha?
    Picanha é muito caro aí?

    Ah, sobre o que postei ontem, creio que vamos estudar na BCT, já ouviu falar?

    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Gravy é sensacional! Até a japs que costuma ser fresca... se rendeu a essa delícia. Hum... deu fome!!
    bjo

    ResponderExcluir