REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




sábado, 19 de março de 2011

St. Patrick's Parade: eu nao fui.

Bellinha bocejando, cansada de comemorar o St. Patricks!

E pela segunda vez eu tive a chance de estar presente ao mundialmente conhecido Desfile de St. Patrick's Day. E pela segunda vez eu ignorei solenemente essa chance, e nao cheguei nem perto da festanca.

Eu sei que a esta altura da minha vivencia na ilha verde, eu ja deveria ter mostrado um pouquinho mais de interesse pela principal comemoracao do pais. Mas o fato eh que definitivamente esse nao eh meu tipo de feriado favorito. Ate a semana passada, alias, nao sabia nem da historia de St. Patricks (nao falo com orgulho, mas com sinceridade)... 

No Brasil, eu sempre fugi do Carnaval. Multidao e barulho nunca foi comigo. Nos ultimos anos, sempre arrumei um jeito de escapar para uma praia vazia ou um sitio de amigos durante os 4 dias, e nem pela televisao eu acompanhei o desfile. Nao gosto. Nao gosto da musica, nao gosto das fantasias, nem gosto do espirito de "pode tudo" que toma conta das pessoas durante o Carnaval. Acho meio coisa de gente frustrada essa historia de ter que esperar o Carnaval para "fazer o que quiser".. por que nao pode fazer o que quer no dia que quer e pronto?

Pois bem, desde que cheguei aqui, sempre ouvi as pessoas se referindo ao St. Patrick's Day como o "carnaval irlandes". E ai ja peguei meio "bleh" e nao quis nem conferir pra ver... No comeco ficava com remorso pensando que estava deixando de me envolver no "irish way of life", e devia estar no pub. Mas depois me convenci de que o St. Patrick's Day eh muito mais pros turistas, e quem mora aqui sabe que irlandes nao precisa de desculpa nenhuma nem de dia especial pra ir pro pub comemorar.

Mas para ninguem me chamar de amarga (sei que a esta altura ja pode ser tarde demais), este ano mesmo passando longe da parada, arrisquei entrar um pouquinho no espirito verde que tomou conta das ruas da cidade.. nao so decidi passar o dia de Sao Patricio a moda irlandesa (no pub bebendo), como adotei o verde do shamrock com a cara e a  coragem (especificamente a cara, na verdade), e pus ate a Bellinha no clima de bandana verde no pescoco.

No fim das contas, tive que admitir para mim mesma que  apesar do meu preconceito, St. Patrick's Day foi sim mega divertido, e que quando se esta entre boas companhias, qualquer dia eh bom pra uma comemoracao.

2 comentários:

  1. Ah, eu tenho boas fotinhos do nosso St. Patrick's divertido pra te mandar depois!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. A parada é mesmo bem meia boca. E tb acho que o dia é muito enfeitado pelos turistas nas ruas. Irish de verdade (como vc) vai pro pub beber. That's the craic!! hehe. bjo

    ResponderExcluir