REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




terça-feira, 22 de março de 2011

"Everything you always wanted to know about Lacan...



... but were afraid to ask Hitchcock." Eh esse o nome da minha mais nova aquisicao do Amazon. E minha  companhia de hoje nos poucos momentos de paz que os bebes me deram.

A verdade eh que minha lista de leitura desde que cheguei aqui na Irlanda nao me deixa muito orgulhosa. Como ler em ingles nao eh tao simples quanto em portugues (pelo menos no comeco), dei preferencia para livros mais tranquilos de ler, em que nao tivesse que ficar brigando pra entender o idioma E a historia. Ou em portugues claro: andei lendo um monte de porcaria. Nao que eu nao goste de ler porcaria...Chick books, Sidney Sheldon, Dan Brown, adoro todos (so Paulo Coelho que nao, mas ai ja nao eh nem literatura ne ehehe), e sempre li de tudo um pouco... mas o cerebro humano tem um limite pra absorver besteira, e se eu nao der um pouco de exercicio literario pro meu, daqui a pouco ele vai achar que O Codigo da Vinci eh realmente fonte de informacao.

Assim, decidi na semana passada dar uma busca no Amazon pra ver se encontrava alguma leitura legal. Dei de cara com o titulo do livro ai de cima, que nao so eh do Zizek, um dos meus sociologos/criticos sociais favoritos, mas tambem eh sobre o Hitchcock, um dos meus diretores de cinema prediletos! E nao so Zizek coloca Hitchcock no diva, mas analisa cada um dos filmes sob a perspectiva das teorias de Lacan e Marx sobre a construcao do sentido, abordando como "everything has a meaning".. Nao demorei 2 segundos pra adicionar a minha cestinha, uhuhu...

E como sou uma pessoa ligeiramente obssessiva, ja comecei a ler o livro assim que ele chegou em casa, ontem... Ainda nao deu pra avancar muito (ficar traduzindo termos tecnicos sobre a construcao do significado nao eh exatamente facil, alias acho que nem em portugues), mas ja deu pra sentir aquele arrepio que da quando encontro um livro muito muito legal, e agora estou contando os minutos para ir para casa e continuar a leitura...

Diversao de nerd eh livro novo esperando pra ser lido :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário