REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Sobre o amor em minuscula.

Um dos meus livros favoritos de todos os tempos, "Amor em Minuscula" conta a historia de um professor solitario, fechado em sua rotina por acreditar que grandes acontecimentos nunca acontecem em sua vida, e por essa razao, nada nunca vai mudar. Ate encontrar um filhote de gato na sua porta, e comecar a entender que, na verdade, sao os pequenos acontecimentos, os pequenos detalhes do dia-a-dia, que fazem a vida valer a pena, e guardam as maiores mudancas e oportunidades..

Eu acredito nessa filosofia. Minha mae sempre me disse para aprender a encontrar a felicidade nas pequenas coisas, ja que elas sao muito mais frequentes na nossa vida do que Os Grandes Momentos, aqueles dos quais falamos com letra maiuscula, e que sempre esperamos ansiosos. Entao sim, o Primeiro Bejio, uma Grande Viagem, um Jantar num restaurante fino, o Dia do seu Casamento, sao todos momentos especiais. Mas um fim de semana de bobeira na cama, assistindo besteiras na TV e dando risada com o amor da minha vida, ah, nao existe nada que me faca mais feliz!

Todas essas filosofias para dizer que nao fiz NADA no meu fim de semana. N-A-D-A. Foi um dos melhores fins de semana dos ultimos meses. E comeco a semana mais feliz do que nunca...

Pra quem ficou curioso sobre o livro, vou ate postar um pedacinho, porque acho a leitura linda:

 "Faltam muitas palavras a inventar. Por que existe o termo "órfão", aplicado a uma criança que perde sua mãe, e não existe termo para a mãe que perde seu filho? Será porque sofre menos?

— Você tem razão. Agora que estou pensando nisso, tenho um significado à procura de uma palavra: amor em minúscula.

— Amor em minúscula?

— Sim, talvez seja a única descoberta de que tenho orgulho — disse exaltado. — Uma pessoa faz um pequeno gesto bondoso e isso desata uma cadeia de acontecimentos que lhe devolvem um amor multiplicado. Ao final, embora você queira voltar ao ponto de partida, não é mais possível, porque o amor em minúscula apagou qualquer caminho de volta ao que existira antes.

— Isso que você diz é bonito, embora não consiga entender.

— Nem eu próprio entendo. Mas a prova disso é que estamos aqui."


Um comentário:

  1. Eu estou encantada pelo livro, pelo blog e também por esse amor em minúscula.

    ResponderExcluir