REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Tem dias que a gente se sente...



Que ser expatriada e dificil, isso eu ja estou cansada de saber, e estou aos pouquinhos aprendendo a contornar. Agora, tinha esquecido que mais dificil que ser expatriada e ser mulher, e lidar com todas as sutilidades e ambiguidades que a gente passa sem nem entender direito o que e...

Porque ok,  uma coisa e voce aprender a lidar com a saudade de quem ta longe, a depre por nao estar no seu pais, ou a superar as diferencas culturais. Mas e quando bate aquela tristeza bem de mulherzinha (me perdoem os antropologos de plantao pela minha abordagem sexista, podem me chamar de mulher machista), daquelas que a gente nao sabe nem como nem por que aparece, e pior ainda, como faz pra melhorar?

Pra saudade existe o Skype, pra solidao existem as amigas, pra carencia existe namorido. Mas e pra aquela sensacao de "nao sei o que", aquela angustiazinha que a gente nao consegue nem explicar direito o que e, muito menos sabe como resolver... existe remedio pra isso? Se sim, peco encarecidamente aos leitores de plantao que me enviem a formula (conselhos, simpatias ou meras manifestacoes de simpatia tambem sao bem vindos). Porque ha dois dias acordo assim como diz meu lindo Chico Buarque, me perguntando se "a gente estancou de repente ou foi o mundo entao que cresceu..."...

E enquanto ao ouvir as musicas que falam dessa tristeza da alma eu entendo muito bem a que elas se referem, na minha vez de sentir, fico mesmo e perdida, Porque se tento seguir o que sinto, quero ao mesmo tempo ficar sozinha e me sentir cuidada, nao falar nada e tambem conversar sobre isso... Fico tentando transmitir em acoes ou palavras o que estou sentindo, e acabao ficando so mais e mais frustrada. Entao por enquanto, vou ficando quietinha, so esperando passar...

Porque se e que o Chico tem razao (e ele sempre tem),  daqui a pouco chega a roda-viva e carrega a tristeza pra la...

Nenhum comentário:

Postar um comentário