REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Porque de manha eu sou ranzinza!



Na minha vida anterior, eu tinha meu carro. Nao era assim aquele carro que nooooooossa que carrao, mas era meu. E apesar de  ele passar mais tempo na oficina do que na garagem (cortesia da minha falta de habilidade como pilota), a gente se amava.

Aqui na Irlanda eu ando de onibus. Quer dizer, eu ando a pe, de onibus, de trem, de ovelha, de qualquer coisa... mas pra ir pro trabalho, eu uso o onibus. E apesar das minhas 479 reclamacoes a respeito dos onibus aqui, o sistema ate que funciona. Mas assim, funciona no jeito irlandes de ser, naqueeeeele sossego...

Por exemplo: eu pego o onibus todo dia as 8 em ponto. Isso quer dizer que chego no trabalho exatamente na hora, nem um minuto a mais, nem um a menos (ja que nao ganho hora extra, isso se nao se chama preguica, se chama otimizar o tempo). Mas isso so funciona quando o motorista decide colaborar. Porque dependendo do dia, levo ate quinze minutos a mais, de tanto o onibus parar pra esperar uma pessoa correr ate o ponto (por quase um quarteirao), esperar uma senhorinha terminar uma conversao proibida (sem nem uma buzinadinha pra apressar), ou o motorista gastar uns bons minutos conversando com um senhor parado no ponto (que nao vai tomar o onibus, alias). Eu, com meu jeito paulistano apressadocomhorapratudo de ser, vou ficando mais e mais estressada a cada nova paradinha que o motorista faz, e ja chego no trabalho num bom humor que da ate orgulho!

O que me intriga e que eu olho em volta e NINGUEM parece incomodado.. esta todo mundo la relaxado, lendo um jornal ou olhando a paisagem, nem reparando que o motorista parou no sinal amarelo DE NOVO ao inves de acelerar enquanto dava tempo.

Mas hoje o motorista chutou o balde, e quase me fez pular pela janela pra ir trabalhar a pe, de tanto desespero... estamos la passando por Dun Laoghaire, quando sem mais nem menos o onibus encosta e para. Olho pra um lado, olho pro outro, e nada. Nem no ponto estamos. Ai vejo o motorista, na maior paz, desligar o onibus, fechar a porta com todo mundo pra dentro, e entrar NUMA CAFETERIA!! Deixou todo mundo esperando e voltou uns 5 minutos depois, cafezinho na mao, cara de nem ai...  

Gente, 5 minutos! 5 minutos sao quase dois intervalos da novela INTEIROS,  trancada dentro do onibus, olhando pro relogio e pensando na desculpa que vou falar pro chefe pra estar atrasada DE NOVO (porque vamos combinar que a historia da cafeteria nao ia colar com ninguem)... Olho pro lado pra comentar com a senhora perto de mim o absurdo da situacao, e antes de eu falar qualquer coisa, ainda ouco essa:

- Ah, o tempo esta bom pra um cafezinho mesmo ne... 5 minutinhos nao matam ninguem!

COMO ASSIM MINHA SENHORAAAA... ja estou 5 minutos atrasadaaaaaa... Se fosse em Sao Paulo, quando o motorista voltasse o onibus nao tinha nada inteiro dentro, tinha acontecido uma rebeliao ja.. alias, quando ele voltasse o onibus nem estava mais la, provavelmente! Mas aqui, todo mundo achou NORMALISSIMO ele parar pra um cafezinho em pleno horario do rush de manha!

Nessa hora duas coisas  vieram na minha cabeca: 1. voce pode tirar um paulista de dentro de Sao Paulo, mas nunca Sao Paulo de dentro de um paulista. E 2. que saudade do meu carrinho!

3 comentários:

  1. Eu te contei do dia em que o motorista parou o onibus, saiu da cabine e foi la em cima avisar um sem nocao de que tinha chegado o ponto dele? Tsc, tsc, tsc.... Muita cordialidade minha gente, muita cordialidade. Alias, eu acho o fim do mundo nao ter um cobrador e o onibus ficar la parado ate todo mundo pagar a tarifa. Ai saudade de SP qdo o onibus arranca assim q vc colocar meio pe la dentro.
    Alias, olha q engracado comecei ontem a escrever sobre isso! ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei, sou ryca e só ando de carro, tá? hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Ni,

    Que bom que alguem me entende, me sinto tao malvada reclamando da simpatia alheia eheheh Mas tudo tem limite ne gente..

    Ka,

    Eu se fosse voce nao ficava me gabando de ter carro pra amigas pobres que trabalham perto da sua casa... nunca se sabe, vai que elas comecam a pedir carona ahahahahah

    ResponderExcluir