REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dancando na rua...


Ate me mudar para a Irlanda, eu nunca tinha reparado nas regras de transito para pedestres. E quando digo transito para pedestres, eu sou literal... Tem regra pra andar na calcada? Pra que lado voce desvia quando tem alguem na sua frente?

A pergunta cretina tem justificativa: eu percebi recentemente que, mesmo Sao Paulo tendo milhoes de pessoas a mais andando pelas calcadas do que Dublin, por aqui eu sou muito mais propensa a trombadas e esbarroes. Ai foi que reparei: a gente tende a desviar como se estivesse dirigindo, acompanhando a "mao" do trafico! OK, sei que parece obvio (nunca falei que eu era genio mesmo), mas na pratica a gente faz esse tipo de coisa sem perceber... resultado: aqui na Irlanda, toda vez que encontro alguem vindo na direcao contraria, eu desvio pro lado errado. E acabo trombando com todo mundo, o tempo todo!! Fica um tal de da um passinho pra um lado, da um passinho pro outro, fico dancando na rua com os irlandeses a cada dois minutos...

Juntem a essa cabecice da pessoa que vos fala escreve o fato de que geralmente estou conduzindo o super-master carrinho de bebe Monstertruck, ja da pra imaginar o resultado.. estou rapidamente me tornando impopular aqui na vizinhanca pelas minhas habilidades motoras (ou falta de), e estou notando um movimento cada vez maior de pessoas atravessando a rua ao me verem!  

Eu nem estava reclamando muito, porque essa "fuga" das pessoas facilita a minha vida (menos pessoas pela frente, menos encontroes, menos roxos no joelho depois), mas minha auto-estima ja esta comecando a se sentir atingida, e estou me sentindo rejeitada pelos passantes...

Sera que existe curso de "direcao ambulante", para ensinar estrangeiros descoordenados que nao se adaptaram as mudancas de transito (mesmo aqueles que nem dirigem)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário