REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Aqui eu uso chapeu!



Claro que eu sei que vir morar na Europa me fez mudar muito. Jeito de pensar, ideias, prioridades, tudo acaba sendo influenciado por esse contato diario com outra cultura. Mas so me dei conta do quanto eu estou diferente da pessoa que veio pra ca quando me vi no meio de uma loja do centro comprando um chapeu!

Atencao: quando falo chapeu, nao estou falando de um gorro ou um bone, que eu ate consideraria normal antes de vir pra Dublin.. Naaaaao, estou falando de um chapeu mesmo, desses de Sandy quando quer fingir que e diva do jazz.

Nao sei se voces entendem a importancia disso, mas so posso dizer o seguinte: EU NAO USO CHAPEUS. EU NUNCA NA MINHA VIDA USEI UM CHAPEU. Nem conhecia ninguem que use, alias. Claro que ja vi pessoas pelas ruas de Sao Paulo usando chapeu, passeando pela rua Augusta, na feirinha do Bristol, ou em outro desses lugares pseudo-intelectuais que eu gostava de frequentar quando estava no Brasil (pausa para suspiro de saudade). Mas essas pessoas eram de uma "raca" completamente alienigena pra mim, tipo a-moca-que-usa-chapeu-no-cinema, e eu nunca tive estilo (nem coragem) pra arriscar..Definitivamente chapeus nao eram para mim ( estava ali lado a lado com meia-calcas coloridas).

No Brasil voce nao ve ninguem chegando no escritorio falando "Bom dia, bom dia", pendurando o casaco atras da cadeira e colocando o chapeu em cima da mesa... Mas aqui em Dublin, e super comum as mulheres usarem todo o tipo de acessorios, inclusive os chapeus mais estrambolicos, mesmo para ir ate o mercado!

Da primeira vez que comprei um chapeu aqui na Irlanda, sai da loja me achando a nova Carrie Bradshaw.. tao orgulhosa de mim! Nao so meus horizontes se abriram aqui na Europa, mas tambem a minha nocao de moda atingiu todo um novo patamar.. Problema foi criar coragem e descobrir AONDE EU IA com esse chapeu.. entre o dia que eu comprei e a primeira vez que sai em publico com o tal do chapeu, la se foram 6 meses! Mas no fim das contas, percebi que por aqui ninguem esta nem ai se voce sai com ou sem chapeu, de cabelo penteado ou despenteado (algumas vezes vejo cada cabelo que desejo que a pessoa estivesse usando um chapeu ao inves de mim), e me senti livre para tentar as minhas "inovacoes fashion" como bem entendesse!

E isso ai mundo, preparado ou nao, agora EU USO CHAPEU! Ja as meia-calcas coloridas ainda estao banidas do meu guarda-roupa. Sabe como e, eu mudei, mas nem tanto!

3 comentários:

  1. Também quero ver foto! como assim chapeu?
    não consigo te imaginar usando um! hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Meninas, pra tirar foto de chapeu e toda uma nova etapa ahahahah.. quem sabe um dia, depois de umas baby guinness ;)

    ResponderExcluir