REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Beauty and the Beast - a cara feia do preconceito


Adam, o host do show
Ha 2 semanas atras estreou no Channel 4 um programa novo, chamado Beauty and the Beast - the ugly face of prejudice. A proposta do show  a principio e discutir o conceito de beleza: a importancia da estetica para a sociedade, o quanto os padroes influenciam nossas acoes e atitudes, e mais ainda - o que afinal de contas e ser bonito.

A tematica nao e novidade, vira e mexe aparece na tv algum documentario, show ou reportagem discutindo a crescente obsessao das pessoas com a aparencia, e a influencia da midia (e dos padroes de beleza que ela divulga) na vida de cada um. Mas a abordagem do programa, pra mim pelo menos, e inedita: toda semana eles juntam duas pessoas que se dizem "definidas pela propria aparencia": uma das pessoas se diz "obcecada pela beleza" (geralmente uma dessas mulheres que gastam metade do salario em maquiagem e nao saem de casa sem 3 horas de preparacao) e a outra pessoa tem algum tipo de desfiguracao facial grave, por consequencia de doenca ou acidente. Por uma semana, eles mostram um ao outro como eles vivem, os lugares que frequentam, as pessoas que conhecem, e tentam mostrar o seu lado da historia, e as coisas que importam para eles.

Com esse  debate entre os dois lados do assunto, o show pretende diminuir o preconceito com as pessoas que sofrem de algum tipo de desfiguracao facial (so na Inglaterra sao mais de meio milhao de pessoas), e mostrar que aparencia nao e a unica chave para atingir sucesso ou felicidade.

Eu tenho que admitir: o programa me fez remexer desconfortavel no sofa algumas vezes. Nao so porque mostra algumas verdades de uma maneira muito direta, quase agressiva (por exemplo: ao questionar um diretor publicitario o motivo de nao haverem mais pessoas com anomalias na televisao, o host do programa Adam (na foto) ouve a seguinte resposta "porque ninguem quer olhar pra gente feia, e voce e feio", mas tambem porque me peguei questionando a mim mesma, e a minha propria atitude para com o assunto... Ninguem gosta de encarar o proprio preconceito, e me obriguei a pensar nos meus - sera que eu sou futil por reclamar tanto da minha aparencia? Como publicitaria que eu sou, eu pensaria diferente do diretor entrevistado, e escalaria alguem desfigurado para estrelar minha campanha?

Independente das respostas, eu gostei de ver um programa que trata do assunto sem ficar pisando em ovos, e sem entrar nos meritos dos motivos pelo qual foi criado (colocar em evidencia um assunto importante ou so gerar dinheiro para a emissora), achei super valido o debate.. Eu pelo menos acredito que o primeiro passo para combater o preconceito e discutir abertamente a respeito!

Se voce esta aqui na Irlanda e quiser conferir, o show vai ao ar no canal 4, as quarta-feiras 20hs. Se nao, vale a pena acessar o link e conferir, pra ver o que voce acha...












2 comentários: