REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Caipirices em Dublin - TV License

Quando eu me mudei pra ca, vim morar com algumas amigas, que ja tinham o ape montadinho, com TV e tudo. Tenho que admitir, foi otimo chegar e nao ter que me preocupar com nada, mas acabei ficando assim, digamos meio ignorante inocente em alguns assuntos irlandeses, e acabo passando uns vexames basicos...

Foi o caso, por exemplo de quando tocou a minha campainha um senhor de cracha e bloquinho na mao, e se apresentou como agende licenciado do governo...

- Posso fazer algumas perguntas?

"Olha so", penso eu, "vou participar de pesquisa do censo aqui na irlanda!"...

- Claro, nao tem problema nenhum!

- A senhora possui televisao em casa?

- Sim, possuo 2.

- Ah, sim? A senhora pode me passar seu nome completo por favor?

- Claro... anota ai...

E foi isso a pesquisa! Que esquisito, eu fiquei pensando.. que raio  de pesquisa eh essa que so quer saber da minha televisao? Achei estranho, mas tanta coisa eu acho estranha nessa Irlanda que nem liguei... mas quando namorido chegou em casa, fui toda feliz contar o "ccauso" do moco da pesquisa.. Pra minha surpresa, namorido me explicou que o tal do senhorzinho nao era do Censo coisa nenhuma, e sim um agente do governo, que checa se voce esta em dia com a sua TV License... aqui voce precisa pagar uma taxa anual para ter direito a televisao... E eu nao tinha a MENOR ideia (ai que burra, da zero pra ela)..

Depois de entender a lei, so me restou pagar a tal da taxa, porque afinal de contas ser caloteira por ignorancia eh uma coisa, mas de proposito eh coisa feia, ne...

Namorido achou engracadissimo a minha confusao, e morreu de rir quando eu contei que achei que era pesquisa... agora porque ele nao me explicou a regra ANTES pra eu pagar a porcaria da taxa e nao passar vergonha, isso permanece um misterio...



-

3 comentários:

  1. Eu tb abri a porta e dei de cara com o fiscal que me deu 20 dias para pagar a taxa, que alias esta pra vencer de novo. :(

    ResponderExcluir
  2. Nem sei como foi que encontrei seu blog, só sei que gostei tanto, que de 1 semana pra cá já li ele inteirinho! Sua escrita e bom humor são demais!
    bjo
    fredafranchin@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ni,

    Voce pelo menos sabia o que era que o cara queria? ehehehe

    Fe,

    Adorei seu comentario, super obrigada!

    Beijos,

    ResponderExcluir