REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Da volta pra casa na neve...

                                                                    

Que esta frio ja nao e novidade nenhuma.. que tem nevado loucamente fortemente, tambem ja virou noticia velha. Agora como eu estou fazendo pra vir trabalhar todo dia, isso sim e uma novidade a cada dia.

Do lugar onde eu moro ate onde eu trabalho, num dia normal (inclui-se no conceito de normal chuva, granizo, neblina e vendaval. Nevascas - e sol alias - ficam fora desta categoria) eu posso escolher entre 2 linhas de onibus diferentes, e levo cerca de 40 minutos pra chegar no trabalho. Para Dublin, e uma viagem. Mas pra quem estava acostumada com o transito de Sao Paulo, 40 minutinhos e um passeio no parque, vamos combinar ne...

Os problemas aparecem quando as estradas comecam a ficar muito escorregadias por causa do gelo. Nesse caso, os onibus sao obrigados a alterar seus horarios, fazem desvios para ruas em melhores condicoes, e em ultimo caso, simplesmente param de circular. Nesse caso tenho a opcao de andar ate a estacao do DART (nosso velho conhecido TREM), mas ai levo um tempao andando da estacao ate a minha casa, uma distancia de 20 minutos em irish walk, o que significa que nos meus miseros passos de pe tamanho 35 que nao sabe andar na neve moro a 40 minutos da estacao..

Eu vou usando a minha criatividade para alternar entre uma linha de onibus e outra, de vez em quando o DART, e de algum jeito sempre acabo chegando em casa. Acho que porque sempre acabo dando um jeito, a Irlanda decidiu que eu estava pronta para novos desafios: ontem estou eu toda feliz e contente dentro do onibus 46 (opcao n.2 pra chegar em casa), quando o motorista simplesmente encosta o onibus, desliga o motor e apaga as luzes. Comeca aquele diz-que-me-diz, todo mundo querendo saber o que aconteceu, ate que o motorista explica que a estrada esta tao ruim que ele nao pode continuar a jornada, e vamos ter que desembarcar e fazer o trajeto a pe.

Oi? Como assim a pe? Estamos no meio do NADA, a maior nevasca na rua, e a quilometros (exatos 10km, pra ser mais exata) de casa! Sem onibus opcionais ja que todos pararam, e muito longe da estacao de trem, comecamos uma caminhada pela beira da estrada, aquela multidao de gente se segurando pra nao cair, todo mundo com cara de sem saber o que fazer.

Eventualmente, apos uns 10 minutos de andanca no meio da neve, consegui me jogar na frente de um taxi (risco calculado, ja que ele estava a uns 2 km/h), e pela modica quantia de quase todo o meu salario do dia consegui - finalmente - chegar em casa...

E isso ai Dublin Bus Company, pode aumentar o desafio, eu agora ja estou mode Advanced em transporte na neve! Se continuar assim compro um par de skis e JA ERA!

2 comentários:

  1. Ai que tristeza! Eu ainda nao tive problema com o onibus. Pego o 4 ou 7 ate o centro, nao tem levado mais de 20 minutos.

    ResponderExcluir
  2. Tadinha...
    compra uma bicicleta! hhahahah

    ResponderExcluir