REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Minha velha amiga, a ansiedade.


De todas as minhas caracteristicas, boas e ruins, a mais obvia de todas e a ansiedade. Eu sou um buraco sem fim de ansiedade, nao tenho paciencia pra esperar e estou sempre me preocupando com coisas que vao acontecer daqui a meses, anos, ou podem ate nunca acontecer.

Pra mim nao existe, por exemplo, essa historia de "esperar o melhor momento pra falar". O melhor momento e sempre AGORA! Dormir com assunto entalado na garganta JAMAIS (queria ser diferente, porque muitas vezes quando passa a raiva vejo que a briga podia ter sido evitada, mas sou tao ansiosa que nao consigo esperar a raiva passar).

Tambem nao entendo as pessoas que conseguem "nao se estressar por antecedencia". Eu nem entendo o que isso quer dizer. Se eu enxergo o problema la na frente, como e que vou nao me estressar? Ja comeco a pensar nao so no problema e nas possiveis solucoes, mas tambem em todas as outras possibilidades caso o problema seja resolvido ou nao.

Minha ansiedade e tanta que se reflete fisicamente: se estou ansiosa nao consigo dormir nem me concentrar em nada que nao seja a razao da minha ansiedade. A unica coisa que acalma minha ansiedade e chocolate, em quantidades industriais. O que claro, a longo prazo nao me ajuda em nada, porque acabo ficando mais ansiosa com os problemas na minha dieta...

Vou dar um exemplo: em agosto renovei meu visto de estudante aqui na Irlanda. Eu tinha uma attendance super baixa na escola, e por isso tinha quase certeza que conseguiria apenas 3 meses de visto, mas por um desses ataques inesperados de sorte, acabei saindo de la com um visto pro ano todo. Voces pensam que eu sai de la comemorando, feliz e relaxada? Minha primeira frase pro namorido ao sair da imigracao foi:

- Agora precisamos pensar como vai ser a renovacao do proximo visto, ne.. porque vai ser mais dificil!

Sim, e esse meu grau de psicose preocupacao com as coisas.

Tudo isso para dizer o seguinte: daqui a 6 dias estou indo pro Brasil. Tenho um milhao de presentes pra comprar, e ainda nem escolhi metade deles. O tempo esta melhora/nao melhora, e se estiver nevando o aeroporto nao abre. Ainda nao decidi o que vou fazer no Reveillon. Namorido arrumou outra festa de natal bem no fim de semana dos preparativos, e vou ter que fazer tudo sozinha! Ah, e estou de TPM.

Quase nada pra estressar ne... Voces ja podem imaginar que pessoa agradavel que eu estou esta semana? Ja deixo o aviso: se me virem na rua, melhor corrrer. Pessoa descontrolada em movimento!

Um comentário: