REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Tudo que cala fala mais alto ao coração ..

Pra quem ainda nao sabe, eu tenho um problema de audicao desde que sou pequeninha, e uso aparelho auditivo... Esse sempre foi um ponto super complicado na minha vida, porque tive inumeros problemas pra aceitar usar o aparelho (eu ja sou velhinha, na minha epoca ninguem usava aparelho auditivo, e sofri o maior bullying na escola - criancas tambem sabem ser mas...).

Quando eu estou sem aparelho, eu consigo ouvir os sons, mas e muito dificil discernir as palavras, e coisas como assistir TV ou conversar ficam praticamente impossiveis. Entao e mais facil voce me ver pelada andando na rua do que me ver sem aparelho, e eu posso contar nos dedos as pessoas com quem eu ja tive coragem de conversar sem usar o aparelho, mostrando todo o meu lado "Velha Surda" de ser... Anos e anos de terapia e uma boa dose de maturidade me ajudaram a lidar melhor com essa parte da minha vida, mas eu ainda nao sou 100% bem resolvida e nao consegui superar totalmente uma vergonhinha.

Semana passada estou eu vendo TV, em plena quinta-feira, quando de repente o mundo fica mais quieto. INFERNO, a porcaria do aparelho quebrou, assim do nada, sem mais nem menos. Na sexta-feira a primeira coisa que eu fiz no dia foi passar no tecnico, onde me disseram que na segunda-feira o conserto estaria feito.

Um fim de semana INTEIRINHO sem conseguir ouvir direito... Eu digo pra voces, nao e uma coisa divertida me fazer companhia nesse estado. Alem de eu nao conseguir conversar direito, eu fico extremamente irritada e/ou deprimida, e acabo preferindo ficar sozinha. Mas agora, dividindo a casa com o namorido, as coisas nao foram tao simples...

Ninguem gosta de se mostrar fragil ou vulneravel, entao a minha tendencia inicial foi afastar namorido o tempo todo, dizer que queria ficar sozinha e pra ele me deixar em paz. Nao queria que ele me visse assim, "quebrada" como eu falo. Mas namorido nao so nao me deixou sozinha, mas tambem foi a pessoa mais paciente do mundo inteiro: alugou varios filmes com legendas pra gente poder assistir juntos e nao se importou de repetir um milhao de vezes tudo que queria falar, ate eu entender direito.

E nao parou por ai: namorido ainda foi hoje ate o tecnico buscar meu aparelho consertado, porque eu tinha que trabalhar e nao tinha como ir pessoalmente. Nao so isso: ele ainda passou a manha toda la, tentando resolver problemas com prazo, pois o conserto tinha atrasado e eles so queriam me entregar o aparelho na quinta-feira (sendo que vou pro Brasil na quarta). Namorido passou 4 horas argumentando, ate conseguir a entrega PRA HOJE, como tinha sido prometido.

Pra ver como as coisas sao... Eu NUNCA, NUNCA, NUNQUINHA permiti que ninguem se aproximasse tanto dessa parte da minha vida, por medo de me mostrar assim tao fragil, tao vulneravel. Mas quando finalmente superei a vergonha, namorido me fez sentir cuidada e aceita como eu sou, inteira ou quebrada, zero quilometro ou com defeito de fabrica. E isso pra mim foi a maior declaracao de amor que alguem podia ter me feito na vida.

No fim das contas, nem estou me importando tanto por nao poder ouvir o que as pessoas estao dizendo. As coisas mais importantes nem precisam mesmo ser ditas....

3 comentários: