REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Minha vida de Kinsella.

Do auge da minha longa experiencia de (recem) casada, decidi "filosofar" sobre relacionamento e casamento, pra ver se ajudo algumas  amigas indecisas com uma opiniao de "insider" da instituicao. Entao segue meu top five das minhas primeiras impressoes sobre a vida como uma jovem senhora::

1. Morar junto nao eh casar. Eu sempre achei que era a mesma coisa, e defendia o meu ponto de vista apontando que, no dia-a-dia, o casamento nao muda nada na rotina. O que em teoria eh verdade. Mas para a minha surpresa, na pratica foi diferente, e acho que depois do casamento tanto eu quanto marido nos sentimos mais comprometidos com a relacao, e mais proximos um do outro... Sai no lucro: achei que ia continuar tudo bem, e ficou tudo melhor ainda!

2. Test-drive eh importante. Tem muitas meninas que sonham em sair da casa dos pais apenas para casar. Eu respeito, mas nao entendo muito a filosofia (proteger a honra nao vale como desculpa ehehehe). Acho que muitas coisas sobre o casal so se aprende com a convivencia, e acho que ter morado junto com marido antes do casamento foi um passo importante para ter a certeza de que a relacao podia dar certo. Em tempo: tambem acho que a experiencia de morar sozinha por um tempo eh parte importante no processo de amadurecimento, e antes de pensar em morar com qualquer pessoa, eu AMEI morar comigo mesma :)

3. Casamento nao eh band-aid, e nao "conserta" relacao quebrada. Casar esperando que o noivo va "amadurecer" depois do casamento, ou que a relacao va "para um outro nivel" e os problemas pequenos desaparecam, eh otimismo (pra nao dizer ingenuidade). Casamento deveria ser evolucao, e nao salvacao, de um relacionamento.

4. Casamento nao eh fusao. Eu sei que nao sou o maior exemplo de mulher independente, e ainda tenho "remorso" de combinar as coisas sem antes checar com o marido se esta ok pra ele. Mas que fique bem claro, somos duas pessoas diferentes. Eu nao atendo o celular dele, ele nao tem a senha do meu email, e ambos temos nossas atividades independentes (sendo as dele mais alcoolicas, as minhas mais gastronomicas ehehehhe). Porque gente que responde "nao sei se nos estamos livres" quando eh convidada pra algum evento eh WEEEEIRD...

5. Se esta em duvida, nao case. Pra que a pressa? Eh pra passar o resto da vida juntos mesmo.. Sempre da tempo de mudar de ideia e casar, mas mudar de ideia e descasar ja eh um outra historia, beeeem mais complicada!

E eh isso.. minha visao pessoal sobre o casamento, depois de "cruzar a ponte" para o outro lado. Mas de qualquer maneira, como casamento cada um sabe do seu, sintam-se a vontade para desconsiderar todas as minhas filosofias. Afinal, discordar eh viver. Ou algo assim...

3 comentários:

  1. Amiga, eu concordo com tudo. Menos com o seu primeiro item. Eu sei, isso é opinião pessoal, mas eu sempre achei que esse negócio de casar no papel não mudava nada, não fazia diferença nenhuma. Antes de casar me perguntei mil vezes se a coisa ia mudar, e concluo hoje com um ano e meio de casada que para nós não mudou NADA. Eu não me sinto mais ou menos próxima dele e não vejo diferença nenhuma na nossa relação.
    Um beijo,
    PS linda essa foto de vocês

    ResponderExcluir
  2. Que post bonitinho! Eu so posso dizer da vida morando junto. Acho otimoooooo

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo co0m tudo até com o item 1!
    Acho que sei la, eh uma sensacao diferente embora o sentimento seja o mesmo...tipo, namorada ele teve um monte, mas esposa, só eu...hahahaha

    ResponderExcluir