REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




segunda-feira, 18 de julho de 2011

E por falar em destino...

Era uma vez um rapaz americano. Apesar de americano, Joe tem origens na Irlanda.. Mas seus pais morreram ha alguns anos, e Joe nunca teve noticias nem contato com o lado irlandes de sua familia, nem esteve na Irlanda. A unica coisa que ele sabe a respeito de seus familiares do velho continente eh que ele recebeu seu nome por causa de um tio, Joe Reilly, dono de um acougue em uma rua chamada Cork Street, em algum lugar de Dublin.

Mesmo curioso sobre sua historia, Joe nunca tentou descobrir nada a respeito dessa familia, e viveu sua vida tranquilamente. Ate que um dia, sem razao aparente, Joe comeca a pensar sobre esse assunto, cada dia mais e mais. A curiosidade passa a aumentar, e os pensamentos de Joe se voltam insistentemente para seu tio e xara, a quem ele nunca conheceu. Como seria sua vida, o que ele estaria fazendo agora...Joe comeca a se perguntar como serao seus parentes europeus, e qual a historia por tras de sua familia.

Em uma semana, o pensamento se torna tao forte que Joe chega a sonhar varias noites com o tio, mesmo sem nunca o ter conhecido. Num impulso, Joe decide: vai para a Irlanda, para tentar descobrir suas origens, e reencontrar sua familia perdida.

Acompanhado da esposa, e tendo apenas o nome do tio e do acougue como referencia, Joe aterrisa em Dublin num sabado a tarde. No taxi, o motorista puxa assunto, como todo motorista de taxi gosta de fazer com turistas:

- Primeira vez em Dublin?

- Sim, primeira visita.

- Passeio ou negocios?

- Um pouco dos dois... vim em busca da minha familia, que nunca conheci.

- Ah, familia eh mesmo muito importante... a minha, por exemplo eh muito unida... Hoje mesmo, voce eh minha ultima corrida.. estou indo pro funeral de um tio, a familia toda ja esta la. 

- Ah, meus sentimentos. Era um tio muito proximo?

- Ah, bastante. Cresci brincando no acougue dele, ajudando com os clientes.. vai fazer muita falta, o tio Joe. 

Sim, leitores, voces ja adivinham o final. O motorista de taxi tambem eh sobrinho do tio Joe, que passou a "assombrar" os sonhos do nosso amigo americano na mesma semana em que faleceu. O rapaz aterrisa em Dublin direto para os bracos (ou o taxi) de sua familia, e descobre tios, primos e ate um meio-irmao que nem sabia ter, em um jantar organizado para mais de 50 pessoas durante o fim de semana.

Eu sei, ficcao meio cliche, mas que ia fazer sucesso em filme agua com acucar, ou ate mesmo no programa do Gugu, com uma musica triste no fundo e umas pausas para infomercial.

Com o porem de que nao eh ficcao. E o almoco para mais de 50 pessoas foi onde passei meu domingo, quando minha nova familia recebia com festa o recem descoberto parente e sua esposa.

Se contar, ninguem acredita. Mas estou contando mesmo assim :)

5 comentários:

  1. Caraca!
    Adorei !
    Poderia virar cena de novela do Manoel Carlos....hahah

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Menina, sério? Que bom que tudo estava orquestrado e seu marido conheceu a família!

    ResponderExcluir
  3. nossa, que bonito, Mi! e vc contou de um jeito tão delicado... :)

    ResponderExcluir
  4. Caceta, tá brincando? O mais maluco foi o cara sonhar com tudo! Que coisa sensacional! VAleu por dividir...
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Historia louca ne? Nessas horas acredito um pouquinho mais no sentido das coisas :)

    ResponderExcluir