REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




quinta-feira, 14 de abril de 2011

A propaganda e os blogs...


Uma noticia pra deixar os blogueiros orgulhosos, e as celebridades decepcionadas (ou preocupadas)… de acordo com uma pesquisa realizada pela BlogHer, consumidores estao mais propensos a confiar na opiniao dos blogs do que na de grandes celebridades na hora de decidir pela compra de um produto. De acordo com a pesquisa, 35% das pessoas que leem blogs estao a procura de orientacao sobre um produto ou servico que pretendem adquirir.
Pra mim a noticia nao eh surpresa nenhuma: eu pelo menos confio muito mais na opiniao desinteressada de um blogueiro, que eh uma pessoa comum e nao tem nada a ganhar, do que na opiniao financiada de alguem, so porque essa pessoa eh famosa. Mas na verdade isso representa sim uma mudanca de abordagem para o mundo da propaganda, ja que um dos principais recursos utilizados na hora de vender o produto eh usar a credibilidade ou popularidade de uma celebridade para convencer os consumidores da qualidade da marca (porque eh CLARO que a Xuxa so usa Monange e a Cheryl Cole pinta o cabelo em casa mesmo, com tintura de caixinha da L’Oreal).

De qualquer jeito, nao demora muito pra publicidade perceber todo o potencial que os milhoes de blog pelo mundo todo representam em termos de propaganda, e em pouco tempo os blogueiros vao se ver frente a frente com um dilema moral: aceitar sua parcela de participacao no mercado publicitario e fazer seu pezinho de meia as custas dos anunciantes, ou manter suas opinioes independentes.

Eu so posso responder por mim: o blog eh meu, pra eu falar bem (e mal) de quem eu quiser, e ponto final. Nao vou cuspir pro alto porque dizem que cai na testa, e ja diz o ditado que tudo tem seu preco. Mas ja aviso: se a Monange me ligar me querendo de garota-propaganda, meu preco eh muito, mas muitoooooo alto. Melhor ficar com a Xuxa mesmo.

Um comentário:

  1. Boa, Mi! Às vezes penso que eu seria bem infeliz se tivesse que censurar minhas palavras por causa de um bom patrocinador. Mas, como vc disse, a gente nunca pode ter certeza se recusaria uma proposta. Por isso eu sigo falando palavrão no meu blog, assim ninguém vai sequer considerar ligar a marca a tal absurdo... hehe
    bjo

    ResponderExcluir