REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




terça-feira, 24 de maio de 2011

O melhor (e o pior) dos namorados irlandeses....

A poucas semanas do casamento, achei que era bom fazer uma listinha do melhor e o pior dos irlandeses, pra ver aonde estou amarrando meu burro. Como tenho mania de Top Five (thanks, Nick Hornby), resolvi fazer uma listinha..Namorido que nao me leia..

Comecando com a dificil tarefa de escolher so 5 entre as milhares de qualidades que eu vejo nos irlandeses (ooooown, o amor....):

Top Five das Qualidades dos Namorados Irlandeses:

1.      Os irlandeses sao carinhosos. Apesar da lenda de que europeus sao mais frios, e da certa reticencia de demonstrar afeto em publico, os irlandeses sao super atenciosos com suas parceiras, fazendo um milhao de pequenas coisas para demonstrar carinho o tempo todo. Namorido, por exemplo, sempre poe meu pijama em cima do aquecedor, pra quando eu sair do banho ter um pijama quentinho me esperando (fofooooo).

2.      Machismo zero: sexismos passam longe por aqui. Para os irlandeses, trabalho de casa nao eh so coisa de mulher, sair pra encher a cara nao eh coisa de homem, e eles realmente praticam quando falam em direitos iguais.

3.      Irlandes nao tem medo de pedir desculpa. Discutir com os irlandeses eh uma maravilha: eles ouvem o que voce tem a dizer, e param pra pensar. E nao tem medo de admitir o erro, pedir desculpar, e (pelo menos tentar) mudar. E 5 minutos depois, nem lembram mais da discussao.
4.      Eles sao fieis. Pelo menos a maioria eh. Uma “noite com os amigos” para os irlandeses quer dizer apenas uma bela bebedeira no pub, e nao eh eufemismo para uma noitada de galinhagem, e eles preferem uma boa rodada de pints num pub a uma noitada de aventuras num “night club”.

5.      Liberdade: por aqui nao tem essa de arrastar namorado pra todo lugar, ou sentir remorso por sair com as amigas. Namorido nao so me incentiva, como me espera em casa com o maior sorriso do mundo, e ainda diz que ficou com saudade.

Mas como nem tudo sao flores, vai a minha “critica construtiva” (ou a minha indireta pra namorido):

1.      Os irlandeses sao tranquilos. Ate demais. E por tranquilo, quero dizer lerdos. Enquanto eles estao pensando em fazer algum coisa, os brasileiros ja foram, fizeram e estao contando vantagem sobre isso. Pro meu ritmo paulista de ser, esperar ate namorido tomar uma decisao eh EXCRUCIANTE.

2.      Guinness: uma historia de amor. Sim, os irlandeses amam um pub, e acham que qualquer passeio, seja uma visita a casa da mae ou um jantar romantico, ficam muito melhor com uma passadinha no pub local depois.

3.      Eles nao sao cavalheiros. E isso nao eh so uma coisa de namorados, de abrir porta do carro ou puxar cadeira no restaurante. Raramente vejo um irlandes levantar para ceder o lugar para uma mulher no onibus ou na fila do mercado, como muitas vezes brasileiros fazem. Mulheres e criancas primeiro, so eh caso de naufragios mesmo.

4.      Mommy’s boys. A maioria dos irlandeses eh completamente estragado pelas maes, que mimam os bonitoes ate a morte. Resultado: eh Deus no ceu e mamae na terra.

5.      Liberdade: pus a liberdade como qualidade, mas vamos combinar que apesar de independencia ser bom, mas nem sempre eh facil entender que eles nao tem o menor remorso de sair e nao te convidar, acham normalissimo nao atender o celular por causa do barulho, e nao sentem a menor necessidade de explicar onde ou com quem ficaram fora ate altas horas...

Ja me adianto e peco desculpas pela generalizacao... fiz a lista pensando no meu namorido, mas tamb em  namoridos alheios, e no que ouco das minhas amigas que, como eu, tem a sorte de ter um irlandes na sua vida, com todas as qualidades (e defeitos) que fazem essa troca de cultura dar certo..

Eh, pondo tudo na balanca, acho que nao me sai mal nas escolhas, nao...

3 comentários:

  1. Talvez, a long long galaxy ago, o brasileiro tenha sido cavalheiro. Vc tem perdido OS arranca rabos por um assento no metrô...

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com todos os pontos! Principalmente no que sao ligados a mae! Queridinhos da mamae pra sempre! beijao Mi

    ResponderExcluir
  3. Rapha, como assim? Salva a causa no Brasil ai.. rsrsrs..

    Pri, nem me diga viu... ganhei ate apelido ja na casa da sogra por conta disso!

    ResponderExcluir