REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Caipirices em Dublin - Caipirices culinarias.

Muita gente que chega na Irlanda diz que tem dificuldade pra se adaptar com a comida, ja que por aqui conceito de tempero eh basicamente adicionar pimenta nas coisas (e ignorar o sal). Eu no comeco estranhei um pouco tambem, mas no fim das contas acabei acostumando. E acho ate educacao fazer questao de conhecer tudo, tentar de tudo, antes de torcer o nariz.

Uma coisa que irlandes adora e eu super apoio eh comer torta. Torta de peixe, torta de frango, torta de tudo, na maioria das vezes coberta ou servida (ou as duas coisas, ate) com pure de batata, que eh pra dar um "sabor local" pro prato. E u sempre adoro todas. Alias, entre minhas novas comidas favoritas esta a tradicionalissima comida de pub Torta de File com Guinness.

E foi assim que, tentando impressionar o sogro e mostrar que ja sou praticamente local, num dos nossos primeiros jantares juntos pedi como entrar uma ". Pra quem nao sabe, a traducao de mince eh carne moida, e quando vi no cardapio que tinha essa torta no cardapio ja fiquei toda animada: minha avo sempre me fazia carne moida com pure de batata e CERTEZA que vou arrasar como irlandesa desde criancinha pedindo esse prato.

Marido (entao namorido) ainda tentou me avisar: tem certeza que vai pedir isso? Nao vai estranhar?

- Que nadaaaa bobo, no Brasil a gente come isso na casa da avo!

Quando chegou a minha torta, que linda, toda fofinha e douradinha. Ataquei com gosto. So pra descobrir que na verdade, a tal da mince pie eh uma torta de fruta. DOCE. Meio doce, alias, porque aqui nada eh doce. Nao so eu ODEIO comer fruta na comida, mas tambem aquilo me pegou completamente de surpresa!

Que feijao doce ou linguica frita que nada! Meu maior trauma culinario aqui na ilha verde foi aquela primeira mordida de torta de fruta disfarcada de comida normal!

Aos interessados em boas normas de comportamento, cuspir no prato na frente do sogro eh um grande NAO nas regras de etiqueta. Acreditem, eu sei!

2 comentários:

  1. Amiga nunca experimentei essas tortas, meu estomago embrulha só de pensar!!! ecathiiiiii

    ResponderExcluir
  2. hahaha... flor, vc nunca viu no Natal nos mercados mince pie? A salgada com carne moída é cottage pie. Eu gosto das doces tb nessa época do ano. Uma delícia com creme e café xxx

    ResponderExcluir