REALIDADE INVENTADA

"Nao quero ter a terrivel limitacao de quem vive apenas do que e passivel de fazer sentido. Eu nao: eu quero uma realidade inventada."

Clarice Lispector




terça-feira, 30 de novembro de 2010

Jingle bells...


Podem me chamar de amarga, mas eu odeio o Natal. Nao espera, isso nao esta certo. Eu ODEIOOOO o Natal, agora sim. Eu implico com tudo que tem a ver com o Natal, desde a decoracao (prefeitura instala um milhao de luzinhas e depois vem campanha do governo pra economizar energia por causa de risco de apagao...), a pressao pra comprar presentes, a programacao horrorosa na TV... Isso pra nao comecar a falar sobre como eu acho errado que o Natal seja feriado, sendo que e uma data religiosa e o Estado teoricamente nao tem religiao (se eu entro nessa discussao o post vira livro, fora que nao e das minhas opinioes que me tragam mais popularidade - todo mundo gosta de um feriadinho ne - ate eu).

Enfim, eu por mim ignorava o Natal, ia pra um retiro espiritual, uma ilha deserta, qualquer lugar em que eu pudesse esquecer essa epoca do ano. Pra tornar as coisas faceis na minha vida, namorido AMA o Natal. Mas assim, quando eu digo ama o Natal, eu quero dizer que nem crianca mesmo, sabe, de ficar contando os dias e planejando tudo. Sendo assim, ainda nem e dezembro e minha casa ja esta parecendo a casa do Papai Noel, com luzinhas por todo lado, meia pendurada na lareira e neve na janela ( e este ano nem e artificial hein...).

Pra piorar a situacao, este ano decidimos ir passar o Natal no Brasil, com a minha familia, que tambem ADORA o natal. Resultado disso: eu estou ficando LOUCA! Entre minha mae me bombardeando com emails com sugestoes de ceia, lista de presentes pra familia toda e namorido me perguntando se eu acho que a arvore de natal caberia na mala (!!!), eu ja estou quase me arrependendo de nao ter marcado a viagem pro Carnaval.

No fim das contas, ja estou me rendendo. O Espirito de Natal esta me vencendo pelo cansaco. Estou ate me divertindo tanto vendo todo mundo empolgado fazendo planos, que ainda nem tive coragem de contar pra namorido que: 1. a casa no Brasil nao tem lareira para pendurar as 8 meias que ele ja empacotou na bagagem, e 2. o almoco do dia 25 na verdade vai ser so o que sobrou da ceia do dia 24... tadinho do namorido, estou com medo que tenha um ataque e ate desista da viagem quando souber dessas "novidades"...

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O Iraque e aqui!

Primeiro de tudo, me desculpem o tom " revolta" do post.. Nao sou economista nem politica, e nao estou aqui pra dar opiniao de especialista. Mas sou humana (e dona do blog), e nao consigo nao escrever a minha opiniao sobre essa tragedia horrivel que assisto de longe meu pais enfrentar...

Eu estive no Rio menos vezes do que gostaria. Mesmo assim deu pra ver que sim, a cidade e maravilhosa, e um dos lugares que eu falo com orgulho pra gringaiada quando estou falando do Brasil. Mas, ao contrario de Sao Paulo, em que a diferenca social que existe e (um pouco) camuflada pelo tamanho da cidade, no Rio a desigualdade esta exposta que nem ferida, favelas lado a lado com as maravilhas, pra todo mundo ver.

Esta semana essa exposicao foi elevada a milionesima potencia com as acoes do exercito para "limpeza" dos morros. Eu nao sou comunista, socialista ou nehum outro "ista" que queiram me taxar (viu, pai!!!). E eu defendo sim que crime tenha punicao, logico que tem que ter. Mas dai a aprovar a violencia que tomou conta da cidade nestas ultimas semanas, e a atitude "atire antes de perguntar" da policia, ja e uma oooooutra historia. E acreditar que estamos assistindo uma batalha entre o bem e o mal, em que os policiais bonzinhos estao combatendo os traficantes malvados, ai ja e pedir demais da minha cabecinha...

Porque vamos combinar, enquanto tiver demanda, havera procura. Enquanto tiver quem compre, havera quem venda. Seja  carro, seja comida, ou seja droga. E por tras do trafico, existe nao uma ou duas faccoes criminosas escondidas nos morro, chefiadas por um "Pezao" ou um "MC" qualquer coisa, mas  sim uma rede milionaria e extremamente organizada, conduzida por pessoas que tem poder e influencia para administra-la. Enquanto os traficantes do morro sao assassinados, e se voltam contra a populacao queimando onibus por vinganca, os verdadeiros responsaveis, aqueles que controlam o trafico e ganham milhoes, estao bem protegidos por toda essa cortina de fumaca midiatica, e continuam a comandar esse circo, prontos a colocar novos traficantes no lugar de todos aqueles que perderam o posto no meio dessa guerrilha urbana.

Sou 100% a favor do combate ao crime. Mas para mim, o que o Rio atravessa hoje nao e uma mega-acao de combate ao trafico, mas uma guerra de fachada, um EUA x Iraque. E o resultado pratico disso e uma cidade com medo, e a execucao arbitraria de uma classe social. Porque os chefoes, os ricos, esses nao estao morando em barracos no meio das favelas, esperando ser surpreendidos no meio do fogo cruzado.

Meu coracao e minhas oracoes vao ao povo do Rio, aos milhares de Joses e Marias anonimos, presos no meio do jogo de poder, que nao tem pra onde correr nem onde se esconder quando as balas passam, e sao obrigados a aprender a (sobre)viver no meio do caos. A todos os milhoes de inocentes que moram nas favelas, e sao as verdadeiras vitimas dessa guerrilha, minhas preces. Porque ser pobre, ate onde eu sei, (ainda) nao e crime!

domingo, 28 de novembro de 2010

Bla bla bla bla eu te amo...



Antes de conhecer o namorido, eu nunca tinha morado com nenhum namorado. E embora todo mundo me falasse que morar junto nao e facil, eu era do tipo arrogante ingenuo que pensava isso era conversa, e que comigo seria diferente.. Pois e.. Eu nao estava nem de longe preparada pro tanto de briguinhas idiotas que voce acaba tendo ao dividir a casa (e a vida) com alguem.

Eu e namorido passamos meeeeeeses sem ter nem uma discussao seria, gastando cada minuto que podiamos fazendo tudo juntos, vendo TV juntos, indo no mercado juntos, ate escovando os dentes juntos, no maior love. Ate que chegou uma hora em que fazer tudo, mas tudo, mas tuuuuudo junto o tempo todo comecou a fazer a gente se irritar. So que nenhum dos dois queria ser o primeiro a admitir isso. E foi ai que comecaram as briguinhas.

Briguinhas pra decidir o que ia ter de janta ou o que iamos assistir (futebol DE NOVO x meu gosto duvidoso por reality shows). Pra decidir de quem era a vez de ir no mercado (ja estava inverno e ninguem queria ir mais) ou quem esqueceu de pagar a conta de luz (ELE, obvio!).

Finalmente acabamos percebendo que pra gente morar junto direito, iamos ter que aprender a ter nosso tempo separado tambem. Que eu sentia falta de passar o dia inteiro batendo perna com minhas amigas e parando em milhares de lojas pra ver as novidades. E que ele precisava de um tempo com os amigos pra beber cerveja e jogar video-game. E que isso nao queria dizer que a gente se amava menos, nem queria estar menos juntos.

No fim, so ganhamos com essas mudancas. Aprendi que nao tem nada mais gostoso que chegar de um passeio e ser recebida em casa por um abraco cheio de saudade. Ou ouvir namorido dizer, depois de uma noite fora com os amigos, que ele nao via a hora de voltar pra casa pra ficar comigo. De vez em quando ainda temos nossos quebra-quebras (afinal de contas, fazer as pazes tambem e bom ne..), mas a verdade e que nao importa todo esse bla bla bla, no fim das contas a gente se ama!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Irish beans.


Eu me considero uma pessoa de cabeca aberta em relacao a comida (se fosse menos cabeca aberta talvez estivesse mais magrinha, mas enfim...). Vim pra Irlanda sem preconceito nenhum, disposta a conhecer o maximo de comidas diferentes possivel, e nao ficar me prendendo muito as comidinhas que eu ja estava acostumada no Brasil...

Tenho me mantido fiel aquela resolucao, e tentado adaptar ao maximo meus gostos ao cardapio irlandes. Tanto e que nunca tinha nem ido na lojinha brasileira ate mais de um ano depois que eu estava aqui. Acostumei a comer ovo no cafe da manha, por vinagre na batata-frita, e comer carne so com molho e batata, sem arroz pra completar o prato...

Mas por mais que eu tentasse, nao consegui de jeito nenhum me acostumar com o feijao irlandes. Primeiro de tudo, esqueca o conceito de feijao que nos temos no Brasil, aquele que vai no prato pra complementar arroz, bife e salada. Feijao aqui e parte do cafe da manha! E parte das mais importantes..

Ao contrario do nosso feijao, que levamos horas preparando com amor e carinho pra ficar do jeitinho que a gente gosta, o feijao que se consome aqui vem em lata, ja temperado ao gosto irlandes (na verdade gosto britanico, pois a tradicao surgiu na Inglaterra). Isso quer dizer que o feijao ja vem cozido, imerso em molho de tomate e temperado com acucar! Sim, o feijao  aqui e adocicado, quase doce mesmo!

Nao so o sabor do dito-cujo e meio duvidoso, mas a carinha do feijao de lata nao e das mais bonitas.. feijao palido, quase branco, boiando num molho meio cor de laranja... Vamos combinar que ninguem ajuda tambem a tornar o tal mais apetitoso, ne...

Como ja vem cozido, tudo que voce tem a fazer e tirar o feijao da lata e esquentar (namorido acrescenta manteiga e pimenta, pra deixar a coisa ainda mais esquisita interessante). Com o feijao aquecido, e so acrescentar ao prato, e comer na torrada (!!!), ou misturado com o ovo e o bacon do irish breakfast!

Eu juro que tentei. Tentei temperar de outro jeito, tentei outras misturas, mas nao teve jeito. Feijao de latinha definitivamente nao e pro meu gosto. E nao adianta namorido insistir: Sou cabeca aberta, mas tambem posso ser cabeca dura quando preciso!



quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Quem bate?



E o friiiiiio...

Preciso URGENTEMENTE adaptar minha cabeca oca de clima brasileiro ao tempo aqui na Irlanda.. olho pela janela hoje e esta o maior sol, ceu azul e nem sombra de nuvens no ceu! Ai penso "eba, esta solzinho.." e ai saio de casa SEM luvas, SEM cachecol e SEM gorro, pensando que o sol vai dar uma esquentadinha no dia. ERRO DE BEGINNER, aqui quanto mais sol maior o frio... Sai de casa e praticamente tomei um murro na cara do vento de -2 graus que estava fazendo na rua!

Vim pro trabalho congelando de frio, correndo pra ficar o menor tempo possivel na rua, e nem aproveitei o dia lindo que (apesar da temperatura) esta fazendo.

Agora estou aqui aproveitando o calorzinho do aquecedor, vendo pela janela o quintal coberto de gelo em plena metade do dia e pensando.. OK, eu adoro o frio, mas tenho que admitir que nao vejo a hora de passar minhas 3 semaninhas no verao brasileiro, recarregando as energias pra enfrentar o inverno, porque u sei que o frio ainda piora MUITOOOO!!!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Babies time!

Quando eu decidi vir pra Irlanda, eu sabia que ia ter que engolir uma bela humble pie, como se diz por aqui, e largar meu multi-milionario emprego de empresaria bem sucedida (ahan) pra trabalhar de qualquer coisa que aparecesse... Nao vou mentir, foi dificil sim abrir mao de um emprego que eu gostava MUITO, e encarar a possibilidade de lavar prato, limpar chao ou virar caixa de supermercado. Mas no fim das contas conclui que valia a pena arriscar um pouquinho, e ver o que tinha pelo mundo pra eu descobrir.. Como diz o ditado, cada escolha e uma renuncia, e minha escolha foi adicionar fotos na minha camera ao inves de linhas no meu curriculo..

Acabei optando por trabalhar como baba, por causa dos horarios mais "normais" (nao trabalhar a noite e nem de fim de semana pra mim fazia toda a diferenca), e foi assim que vim parar aqui em Dun Laoghaire, cuidando da Zoe e do Josh.

Na maioria dos dias eu me sinto MUITO feliz com o que estou fazendo aqui. Primeiro porque minha qualidade de vida aumentou um milhao por cento sem todo o stress que eu passava todo dia pra bater metas, cumprir prazos e apresentar resultados, trabalhando um milhao de horas extra e chegando em casa so o caquinho.. Aqui na Irlanda nao tem essa de subemprego, ou ter vergonha do que voce trabalha como existe no Brasil, e ninguem me olha torto quando digo que sou baba, e eu acabao me sentindo orgulhosa de estar fazendo a diferenca na vida de pessoinhas, ao inves de me matando pra fazer gente rica mais rica.

MAS eu tenho que admitir, tem dias que eu fico louca com dois bebes baguncando pela casa o tempo inteiro, e quase choro lembrando da minha mesa lindinha com um computador e um telefone so meus, e nenhuma fralda suja num raio de sei la quantos quilometros. Nessas horas sinto saudade do meu outlook como se ele fosse parte da familia, e a vontade de voltar pro Brasil so pra continuar fazendo o que eu gosto na minha carreira bate forte..

Nesses momentos, e dificil manter o foco e lembrar dos motivos que me fizeram optar por investir mais um ano da minha vida aqui na terra dos leprechauns. Mas pelo menos, olhar pra essas duas carinhas me faz me sentir muito melhor com a minha decisao!


Zoe, mostra a lingua!

Monstroooo!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Crise.

Cada vez mais, todo lugar que se vai aqui na Irlanda so se ouve falar na crise. A atmosfera esta ficando cada vez mais pesada, e seja no onibus ou tomando um cafe no bar, a conversa e sempre a mesma: como o governo mentiu para a populacao sobre a gravidade da crise, e o que vai acontecer agora.

Eu nao vou nem entrar nos meritos da crise em si, porque nao tenho nem conhecimento para tanto. Mas o que eu acho interessante comentar e a atitude dos irlandeses com relacao ao que esta acontecendo. Porque e nitido que todo mundo esta nao so indignado, mas completamente surpreso com a postura do governo. E mais que isso: a populacao esta botando a boca no mundo pra cobrar dos politicos respostas.

Na televisao, toda noite agora se ve shows como Frontline, em que os politicos se sentam em frente ao publico e respondem diretamente as perguntas da audiencia, e todo mundo pode apontar o dedo e chamar o ministro de incompetente na maior. Uma coisa meio Marcia Goldschmidt da politica irlandesa, com todo mundo fazendo o maior barraco e trocando acusacoes.

Namorido nao entende como eu fico tao maravilhada com esses programas. Pros irlandeses, nada mais obvio do que exigir do governo uma resposta direta em momentos de crise como o que a Irlanda vive agora. Nao existe esse distanciamento povo x governo como existe no Brasil.

Mas o que me deixa mais surpresa e que o povo realmente espera que o governo seja transparente e ofereca respostas diretas.. E nao so isso: eles esperam que, por mostrar pro governo o descontentamento e exigir mudancas, o governo repense suas atitudes e aja considerando o que acabou de ouvir da populacao.

Fiquei pensando na atitude do Brasil com relacao aos nossos politicos, e como ja meio que desistimos de reclamar e nos fazer ouvidos.. Sera que nos tornamos muito acomodados e nem nos damos ao trabalho de tentar mudar? Ou os irlandeses e que sao ingenuos, por ainda acreditarem que vao fazer a diferenca?


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Das noitadas...



Neste fim de semana, recebemos a visita do sogrinho, que mora em Londres. E como em todas as vezes em que ele veio, o fim de semana consistiu em uma maratona alcoolica de 48 horas, de bar em bar, de mesa em  mesa, como ja diz a musica!

Eu podia escrever que nunca fui de sair a noite, nem de beber muito, mas vamos dizer que seria abusar muito um pouco da licenca poetica... Vamos dizer que eu sempre me diverti com baladinhas com os amigos, e costumava me orgulhar da minha capacidade de tomar tequila ad eternum, enquanto durasse a noite. Pois e... Foi so eu mudar pra Irlanda pra perceber que meu status de bebum e nivel iniciante. E que eu ainda tinha muuuuito que aprender se queria aproveitar a tipica noitada irlandesa.

Primeira diferenca basica: aqui as noites sao abastecidas em "rodadas". Isso significa que todo mundo na mesa alterna idas ao bar, e compra bebidas pro resto da mesa. Isso tambem significa que todo mundo acaba bebendo na mesma velocidade, os beginners (eu) e os advanced (o resto do povo), porque a cada nova pessoa indo ao bar um novo drink e colocado na sua frente, tenha voce terminado o anterior ou nao. Alias, recusar drinks e considerado falta de educacao, e namorido sempre me olha com uma cara de por favor quando o pai coloca OUTRA pint de Guinness na minha frente..

Segunda diferenca: Noites no pub na Irlanda sao como raves. A gente chega ainda de dia,  e ninguem espera voltar pra casa antes de ter sido expulso de pelo menos 3 bares que queriam fechar. No minimo umas 8 horas de bebedeira sequencial. E eu disse NO MINIMO!

Outra diferenca: A partir das 7 horas da noite, a maioria dos bares para de servir comida. Ou seja: quem comeu, comeu, quem nao comeu nao come mais, e continua bebendo ate de madrugada.

No meu caso, todas essas diferencas sao receita pra desastre. Bebendo por 8 horas seguidas, praticamente a velocidade da luz, e sem ter nem um amendoinzinho pra dar uma tapeada no estomago, eu INVARIAVELMENTE acabo derrotada pelas pints, e ou 1. vou embora pra casa mais cedo, e viro alvo de piada por parte do resto da mesa ou 2. fico no pub em estado autista de ser (com medo de falar besteira e passar vergonha na frente do sogro) e viro alvo de piada por parte do resto da mesa.

Por isso toda vez que sei que meu sogro vem visitar, ja fico me estressando uma semana antes, planejando jeitos de manter minha dignidade. Ja tentei enganar todo mundo fingindo que minha coca-cola e cuba libre, ja fingi estar ocupada e chegar mais tarde no pub, pra enfrentar menos tempos de levantamento de copo.. mas os irlandeses que nao sao bobos nem nada, nunca caem nas minhas desculpas, e eu ainda continuo sem chance de salvar minha reputacao quando chega o final da noite...

Enfim, por enquanto as noitadas continuam um desafio.. mas eu ainda chego ate o fim e recupero a minha dignidade! Reunioes de familia, voces sao o meu Everest!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cafe filosofico: dos cisnes e amores eternos.


Mesmo ouvindo as mais horriveis historias sobre divorcios e separacoes, eu sempre defendi a fe no verdadeiro amor. Nao posso evitar, sou uma romantica incuravel, e adoro acredtar em amores eternos e felizes para sempre... Mas hoje, tenho que admitir, minha fe ficou abalada... Vindo para o trabalho, esta la no jornal: um cisne (uma cisne, melhor dizendo) chocou biologos do mundo todo ao se "divorciar" do parceiro!

Cisnes sao conhecidos por terem um unico parceiro por toda a vida, que eles escolhem bem cedo e nao abandona ate a morte. Eu sempre achei isso o auge do romantismo, e sempre usei os cisnes como arguento para consolar amigas desiludidas e restaurar as esperancas de encontrar o verdadeiro amor. Eu sempre dizia "Nao fica assim, olha so os cisnes, nao e lindo como eles se apaixonam e passam o resto da vida com os parceiros, nao importa o que aconteca? O verdadeiro amor existe, a gente tambem pode encontrar algo assim!" Pois bem, meu argumento agora naufragou..

A historia ainda fica pior: nao so a tal da cisne abandonou o parceiro, ela deixou o parque em que eles viviam juntos, e so voltou 2 anos depois, com um novo namorado a tiracolo! A safada nao so envergonhou o coitado do ex sendo a primeira mulher cisne a abandonar o marido, mas ainda por cima voltou pra se exibir!

Mas o ex que afinal de contas e homem, estava la so esperando, tambem de namorada nova, mais nova e mais bonita que a antiga (tudo bem essa parte eu  que inventei)...

Pois e, estou vendo que quando se trata de amor, ninguem se salva de umas pedras no caminho, nem os cisnes. Mas eu ainda continuo otimista.. so tive que reajustar o discurso, e achar um novo animal para corroborar meu argumento para coracoes partidos. OK, pinguins, NAO ME DESAPONTEM!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Homens sao de marte..


E que planetinha DIFICIL Marte deve ser viu! Uma semaninha de cunhado n.2 morando comigo, e eu ja quero fugir de casa!

Janta agora em casa e so Doritos e cerveja. Se os meninos estiverem muito inspirados, chicken wings (direto do take away, que ninguem quer saber de cozinhar nada)...Televisao grande dominada, para uso unico e exclusivo da XBox. No volume maximo. Pausas ocasionais para checar o resultado do futebol na TV.

Ate a Bellinha que sempre gosta de ficar no meio da bagunca se juntou ao meu "retiro espiritual" no quarto, onde eu me exilei nas ultimas 3 dias, munida de 8 episodios de Grey's Anatomy e quantidade indefinida de chocolate...

Aproveitando a oportunidade, estou aceitando convites para festas, jantares, bar mitzvahs e ate reunioes de condominio, porque estou vendo que o negocio e ficar menos tempo em casa, sob o risco de cometer um cunhadocidio (e namoridocidio, alias, porque namorido esta todo empolgado com toda a testosterona recem-adquirida no apartamento). Pelo menos se eu for presa vou dividir a cela so com meninas.... ja e um consolo!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Vivendo e aprendendo...


Logo que voce chega num pais diferente, tudo e um desafio.. pegar um onibus, pedir informacoes, fazer compras, tudo e mais dificil, requer esforco. E mesmo prestando atencao, tem vezes que nao tem como evitar passar uma vergonha basica, digamos assim..

Prova disso foi a minha primeira visita ao super mercado. E olha que pra evitar maiores danos, fui munida de guia, minha roommate brasileira que ja morava aqui ha meses.

Pra comecar que chamar de super mercado os mercados daqui ja e uma licenca poetica por si so. Existem algumas grandes redes, mas os mercados que ficam nos bairros na maioria estao mais pra mercearia, com pouca variedade e precos laaaaa em cima. Vale a pena separar um dia na semana e ir ate um mercado maior, pra comprar tudo de uma vez e economizar uns eurinhos..

Bom, la estou eu, entrando na quitanda no mercado toda feliz, quando minha amiga pergunta:

- Voce quer usar cestinha ou carrinho?

- Carrinho e melhor ne..

- Entao ta. Voce tem uma moeda?
- O queeeeeee? Tem que pagar pra usar o carrinho? Entao eu nao quero, que palhacada, pega a cestinha mesmo!

Pausa nas compras para amiga explicar que voce usa a moeda para pegar o carrinho, e depois quando devolve o carrinho pega a moeda de volta. Aaaaaah ta entao pega o carrinho mesmo.. Vergonhinha basica n.1!

Proximo passo: gastar horas e horas tentando achar tudo que eu queria (Tabajara translator mode on), e tentando entender a logica da prateleiras (do tipo: mas por que esse queijo cheddar fica perto da manteiga, mas queijo provolone fica em bacao separado?)

 Depois de esgotar as possibilidades de exploracao do mercado - e  a paciencia da minha amiga - eu tenho uma brilhante ideia:

- O que voce acha de comprarmos uns vinhos pra celebrarmos minha primeira semana aqui?

- Ah, nao da.. eles nao deixam a gente comprar!

- O queeee... mas que absurdo, nao tenho direito nem de comprar um vinho agora nesse pais! Que falta de respeito!

- Naaaaaao... e que ainda nao sao 10 horas da manha, aqui so e permitido comprar bebida alcoolica apos esse horario.

- Aaaaaah ta.. entao a gente volta depois. - vergonhinha basica n.2

Finalmente conseguimos terminar as compras e ir para o caixa... Chegando la a mocinha pergunta:

- Vai querer sacolinha?

Duh, mulher idiota, naaao.. vou carregar na mao mesmo!

- Sim, quero sacolinha, por favor. Duas.

- Sao mais 0,44 centavos!

O queeeeee (de novo)... vao me cobrar pelas sacolinhas tambem? Mais de um real so pra guardar as compras, sendo que to cheia de sacolinha em casa? (tinha acabado de chegar e ainda estava naquela fase em que a gente fica convertendo tudo pra moeda antiga)...

- Ah, nao, entao deixa.. a gente nao precisa nao precisa, ne?

Minha amiga me olha com cara de quem quer sumir... Vergonhinha basica n.3.. Bom, agora ja foi ne.. La vamos nos pra casa, carregando minhas recem compradas comidinhas na mao ate em casa (ainda bem que era so atravessar a rua).

A experiencia foi um pouco traumatica, mas altamente educativa do meu ponto de vista, tanto e que agora nao saio de casa sem minha super sacola de compras (generica da "I'm not a plastic bag", mas na minha o g caiu, entao ficou "I'm not a plastic ba"), em caso de eventualidades. Ja a minha amiga nao gostou tanto da experiencia, tanto e que demorou um bom tempo pra dar as caras no mercado comigo de novo...

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Irish bathrooms...



Mesmo depois de quase um ano e meio de Irlanda, tem certas coisas que eu ainda nao consigo entender...Os banheiros daqui, por exemplo, sao uma coisa que nao entra na minha cabecinha brasileira. Ve se voces nao concordam:

1. Banheiro irlandes nao tem tomada, por medida de seguranca. Nenhuminha. Eu sempre me pergunto onde e que o povo daqui se barbeia ou seca o cabelo. E a escova de dente eletrica, onde carrega? Bom, eu nao me rendo e puxo uma extensao do quarto so pra usar o secador!

2. As torneiras da pia sao separadas, agua quente e agua fria. Eu acho que isso esta mais pra invencao portuguesa do que irlandesa (ehehe me desculpem antepassados, nao aguentei a piadinha). Porque veja so, a agua sai SEPARADA! Entao voce pode escolher entre colocar suas maozinhas para congelar debaixo da agua gelada ou escalda-las na agua fervendo!

3. Ninguem liga pro chuveiro. Ja vi algumas excecoes, mas na maioria das casas o povo gosta mesmo e de uma boa banheira, e nao ta nem ai pro chuveiro.. resultado: o chuveiro e na verdade um CHUVEIRINHO, sem pressao nenhuma e minusculo! Tudo bem, eu tambem adoro um bom banho de banheira pra relaxar.. Mas pra se limpar mesmo, lavar cabelo, eu quero mesmo e uma boa DUCHA! No meu apartamento o chuveiro e OTIMO, e tenho que admitir que foi um dos fatores determinantes na escolha!

4. Nenhum banheiro tem ralo. Alias, nem cozinha. No dia a dia tudo bem, eu varro o chao e ja ta otimo.. Mas quando eu quero fazer minha faxina versao "de luxo" e jogar um bom balde de agua no banheiro, inunda a casa toda!

5. Carpete em todo lugar! Esse eu acho o pior de tudo... Tudo bem, eu fui obrigada a me render ao carpete HORROROSO da minha sala, azul escuro, porque 90% dos lugares que fomos visitar tinham tapetes iguais ou ate piores. Mas carpete no banheiro nao, ne gente.. Descartei um bom numero de apartamentos porque TODOS os comodos, incluindo cozinha e banheiro, eram recobertos por um duvidoso carpete!

Tudo bem que quando a gente vai morar em outro pais tem que aprender a se adaptar as diferencas, mas eu acho que pelo menos por enquanto, eu vou ficar com os meus banheiros a la brasileira mesmo!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

E vamos botar agua no feijao...


Este fim de semana decidi fazer uma "imersao culinaria" em comidinhas brasileiras (uma especie de aquecimento, podemos dizer, para as minhas ferias): comprei coxinha, fiz pao de queijo, bolo de cenoura e pastel, e iniciei cunhado n.2 nos prazeres gastronomicos da minha terrinha..

Eu sempre achei que os irlandeses sao meio fechados com relacao a comida, tem um pouco de medo de tentar coisas diferentes.. Eu que vim de Sao Paulo acostumada a tentar de tudo, de cantina do Bexiga a feirinha da Liberdade, nao consigo entender como uma pessoa pode comer meia duzia de carnes (com batata, obvio) e achar que nao ha mais nada de bom para se conhecer...

Durante a nossa ultima visita ao Brasil, namorido se animou a provar a comida brasileira e (surpresa, surpresa!!) adorou, tanto e que ele so sabe falar tres palavras em portugues, e uma delas e coxinha (as outras duas sao impublicaveis, ensinadas pelo meu primo engracadinho).

Agora foi a vez de cunhado n.2, que alias e chef de cozinha (olha a minha responsa cozinhando o almoco no fim de semana) tentar - e aprovar - delicinhas brasileiras.. Eu fico toda feliz, nao perco a oportunidade de mostrar o que que a baiana (ou paulista, no caso) tem.

Meu proximo desafio e promover a feijoada. Por mais cabeca aberta que meus irish boys sejam, ainda nao consegui fazer com que eles se animem a tentar! So a visao daquela panela de feijao preto borbulhando no fogao ja e o suficiente pra fazer namorido se encolher de medo! Mas eu ja tenho um plano: proxima vez que feijoada estiver no menu, vou providenciar primeiro uma bela jarra de caipirinha. Quero so ver se depois de alguns copos eu nao pego esses irish de jeito, pra comer ate a laranja da minha feijoadinha de sabado!


domingo, 14 de novembro de 2010

Lavando a alma (e a casa)!


Domingo aqui e dia de faxina. Bom, nao tooooodo domingo. Mas pelo menos hoje foi. Tenho que admitir que se morar com namorido tem algum aspecto negativo, tem que ser a ma influencia que ele exerce sobre minhas (ja escassas) habilidades domesticas.

Pra comeco de historia, nunca fui assim aquela Brastemp de dona de casa. Nao e que eu nao quisesse cuidar da casa, deixar tudo bonitinho. E que eu era uma garota muuuuito ocupada (ahan) e nao tinha muito tempo pra dedicar pro meu lado "domestico". Mas pra salvar meu apartamento de se auto-implodir num buraco negro de bagunca, eu tinha a minha querida dona Rosa, que ia la e botava ordem nas coisas, pra eu ter uma casinha cheirosinha pra onde voltar todos os dias.

Pois bem, aqui em Dublin eu nao tenho a dona Rosa (dona Rosa, voltaaaaa), essa peca fundamental da minha "dinamica do larrrrr", e ai como consequencia a coisa toda sai dos eixos. Porque aqui na Irlanda eu continuo tao ocupada quanto eu era em Sao Paulo (ahaaaaan).

Pra completar, ao inves de eu morar com uma pessoa que fosse obcecada com limpeza, pra me fazer sentir culpada pelo descaso com a organizacao, fui morar logo com namorido, que e ainda mais preguicoso desencanado do que eu. O resultado e que a arrumacao da casa raramente esta na nossa lista de prioridades, e na maior parte do tempo parece que passou um vendaval na nossa sala e tirou tudo do lugar (nessas horas agradeco a Deus que mamae esta la no outro continente e nao pode ver isso)...

Por isso quando decidimos fazer Faxina, dessas com "F" maiusculo, e um evento que demanda um dia todo de atencao e dedicacao.. Moveis sao afastados (e como em boa casa de geminiana, colocados em um lugar totalmente diferente), paredes sao esfregadas, ate a Bellinha entra na danca e no chuveiro.

A parte boa e que agora a casa esta linda, e eu e namorido explodindo de orgulho pelo nossa devocao domestica. A parte ruim e que eu nem acredito: ja acabou o fim de semana! Limpeza idiota gastou todo o meu tempo livre e nem deu pra eu e namorido irmos no cinema como tinhamos combinado!

E por isso que prefiro pensar que nao e que eu e namorido nao ligamos pra casa.. e que ligamos tanto um pro outro, mas taaaaaaanto, que preferimos ficar juntinhos a gastar o tempo com coisas de menor importancia! Ou pelo menos e isso que vou usar de desculpa pra quando a bagunca voltar de novo...

sábado, 13 de novembro de 2010

Pequenas surpresas...



Ontem foi um daqueles dias em que tudo da errado. A comecar pelo frio, que me fez enrolar pra sair da cama.. resultado: perdi o onibus! Demoooorei horas pra chegar no trabalho, so pra chegar la e descobrir que ia ter que fazer hora extra... Trouxe a mochila da academia e depois percebi que esqueci o tenis.. Pra completar, tomei a MAIOR chuva do mundo no caminho de volta, fiquei congelando dentro do onibus por hoooooras (ok, minutos).

Cheguei em casa num mau humor que eu prefiro nem comentar. Amaldicoando o tempo, o transito e o sistema de transporte publico da Irlanda, so pra comecar... Em dias assim comeco ate a me perguntar what the hell eu estou fazendo aqui na Irlanda, passando frio e tomando chuva, quando podia estar no Brasil agora, aproveitando um calorzinho e tomando um chopp.. ai ai ai..

Entrei em casa pronta para comecar uma briga em tempo recorde, ja procurando motivo pra reclamar mais um pouco.. Aliaaas, cade o namorido que nem apareceu pra me falar oi quando eu cheguei?

Namorido estava na cozinha.. decidiu fazer uma janta surpresa pra mim, porque sabia que eu ia chegar cansada! Tinha macarrao, carne assada e ate vinho! Sera intuicao masculina? Nem sabia que isso existia!

De qualquer jeito, meu mau humor passou na hora.. Pequenas surpresas como essa e que fazem a vida ficar mais feliz... Chuva? Frio? Melhor ainda! Assim tem mais desculpa pra gente ficar juntinho..

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Qual e o segredo...

Sim, eu confesso: eu li "O Segredo"... e mais, nao so eu li, como eu ate tentei praticar toda aquela mentalizacao no meu dia a dia.. Afinal de contas, pensar positivo nunca e demais, ne..

Entao ta, o universo conspira a seu favor, e voce consegue tudo aquilo que voce deseja. Maravilha! O que NINGUEM me avisou e que voce precisa ser MUITO especifico com os desejos. Porque qualquer pedido mais generico, aberto a interpretacoes, o universo maroto aproveita pra fazer uma pegadinha!

Vou dar um exemplo: quando eu e namorido decidimos morar juntos, eu ainda trabalhava part-time, e ele estava so estudando. Entao fomos morar num flat pequenininho, com um quarto so, ate termos mais grana pra um lugar melhor.. E eu vivia mentalizando pro universo: "eu quero ter um flat maior, com mais quartos, pra eu poder ter sempre hospedes em casa, receber amigos.."

Cabecuda que eu sou, esqueci de explicar pro universo que eram MEEEEUS hospedes, e MEEEEUS
amigos que eu queria receber!

Pois bem, universo engracadinho se encarregou de realizar meu desejo, e agora eu e namorido moramos num flat maior, e temos o tao desejado quarto de hospedes.. Mas o Universo aproveitou a falta de especificacao do meu desejo e ja me mandou de brinde um hospede, que ELE mesmo escolheu, em forma de cunhado n.2,que pediu se pode ficar na minha casa "por um tempo" ja que perdeu o emprego e teve que desocupar o apartamento dele! Ooooooi? Pior e que nem posso falar nao, se fosse o contrario e minha irmazinha linda precisasse de um lugar pra ficar, eu chutava namorido pra fora da cama ate pra fazer espaco pra ela!

Tristeza na vida de uma pessoa  e finalmente entender o que o Faustao quer dizer com todas aquelas piadas
sobre o cunhado o dia inteiro no sofa...

 
HA-HA-HA universo, muito engracado! Agora conserta que ja acabou a graca da piada!


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Comer, comer...

Conversando com a minha mae sobre minhas ferias no Brasil no final do ano:

- E ai filha, ja pensou em tudo que vai querer fazer quando chegar aqui em dezembro?

- Hmmm.. vou querer ir numa churrascaria... e num restaurante japones tambem.. e quero ir comer coxinha, brigadeiro e pastel na feira.

- E o que mais voce quer fazer?

- Quero ir comer feijoada tambem. Ah, e bolinho de arroz!

- Mas afinal, isso e o que voce vai querer FAZER ou COMER?

...Ue, mas nao e a mesma coisa??

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Garotas do Calendario.

Hoje lendo o site da Globo me deparei com a seguinte noticia: "Companhia aérea irlandesa mostra calendário 2011 com aeromoças."

O que acontece e que todo ano a nossa querida companheira de viagens produz todo ano o Ryanair Cabin Crew Charity Calendar, um calendario com fotos das aeromocas que trabalham pra companhia aerea em trajes, digamos, informais... Os calendarios sao vendidos por 10 euros durante os voos, e o dinheiro arrecadado e doado para uma instituicao de caridade.

A tradicao, que comecou em 2008, ja ajudou a arrecadar mais de 300 mil euros para diferentes instituicoes de caridade, mas quase foi suspensa em 2009, apos a empresa ser acusada de obrigar as comissarias de bordo consideradas sexy a integrarem o calendario.. A empresa negou, e afirmou que todo ano mais de 4.000 mocoilas se inscrevem todos os anos, na esperanca de se tornar a mais nova Garota do Caledario Ryanair.

Bom, eu da minha parte nao tenho nada contra essa historia de calendario sexy, ainda mais se e pra caridade.. ja tive minha boa cota de visitas a borracharias (tadinho do meu celtinha) e sei a popularidade do artigo :) Mas nao consigo pensar que essa historia e mais um desservico a classe das ja tao estigmatizadas aeromocas (ou comissarias de bordo?).. Ja nao bastam todas as piadinhas que elas sao obrigadas a aturar dos marmanjos durante os voos, ainda vai alguem e tem a brilhante ideia de fotografa-las sem roupa e reforcar o estereotipo?  Nao precisava, ne... Se a ideia era ajudar, era muito mais facil destinar um percentual dos lucros dos 3 milhoes de quinquilharias que eles ja oferecem durante os voos a alguma instituicao de caridade.

Minha conclusao: depois de lanchinhos, bebidas, joias, perfumes e ate raspadinha, a Ryanair obviamente esgotou as opcoes e foi obrigada a passar a produzir mais material para empurrar oferecer aos pobres clientes...

Bom, se  nada der certo como publicitaria, ja sei: viro atriz/modelo/garota do calendario Ryanair!

Foto de  super bom gosto pra impulsionar a venda dos calendarios Ryanair!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Otimismo.



Minha familia sempre diz que eu sou muito pessimista, que tenho que pensar mais positivo. Eu sempre neguei: acredito que sou uma otimista por natureza.

Prova disso e que me matriculei na academia. Nao, porque tem que ser a prova do otimismo master (ou ingenuidade, talvez) eu acreditar que, com o inverno bombando, chuva, granizo, ventania, eu vou me animar a sair de casa NO ESCURO pra ir malhar.. Sendo que mesmo no Brasil, com todo aquele tempo maravilhoso e academia NO MEU PREDIO eu nao aparecia nem pra falar um oi pro personal trainer.

A historia ate que comecou bem: na primeira e segunda semana, acompanhada pela minha vizinha do andar de baixo e parceira de malhacao Tam, nos obrigamos incentivamos a sair de casa pelo menos umas 3 vezes por semana, e encarar umas aulinhas de spinning.. mas a sensacao de dever cumprido foi tao grande que 2 vezes acabamos parando no restaurante italiano no caminho de volta, para celebrar nossa determinacao com algumas tacas de vinho e uma pizza de pepperoni...

Na terceira semana, o tempo comecou a piorar, e nossa disposicao pros treinos tambem..depois de desculpas mutuas durante a semana, acabamos aparecendo na academia so no fim de semana, e so pra usar a jacuzzi e a sauna (e ainda sai me iludindo com o argumento que porque tinha ido na academia podia comprar um Haagen-Dasz no caminho de volta).

Na ultima semana nem nos demos ao trabalho de fingir mais. O tempo estava HORRIVEL, e so nos encontramos mesmo pra tomar umas pints depois do trabalho. Academia nao foi nem MENCIONADA, acordo mutuo pra ignorar o assunto.

Resultado do meu primeiro mes de malhacao: 1 kg a mais, 60 euros a menos. Operacao musa do verao 2011 comecou naufragando!

Maaaas tudo bem.. novembro esta so comecando, e ja combinei com minha amiga: agora e malhacao todo dia! E NADA de lanchinhos engordativos no caminho de volta. Sopinhas e barrinhas de cereais pra combater o frio!

Nao falei que sou otimista? ;)

domingo, 7 de novembro de 2010

Na espera do furacao...

Comunidade oirish em alerta, desde ontem nao se fala em outra coisa por aqui: o furacao Tomas, que tem causado estrago pelas ilhas do Caribe, fez um "pequeno" desvio de rota e veio direto pra terra dos leprechauns. Sao esperados ventos fortes e chuva, e ha possibilidade de enchentes e quedas de energia, causados pelas fortes ondas que devem atingir o litoral.

O governo se preveniu, e distribuiu sacos de areia para as regioes de maior risco, alem de colocar de plantao uma equipe de emergencia para ajudar em caso de crise. A ultima vez que a Irlanda passou por uma situacao do genero foi em 2002, e embora nao tenha sido considerado um grande desastre natural, ocasionou um bocado de prejuizo, arvores quebradas, ruas bloqueadas e a maior sujeira no dia seguinte...

Eu confesso, estou aqui so na expectativa, esperando pra ver o que acontece.. vivendo no meu querido pais tropical, abencoado por deus e bonito por natureza, nunca passei nem perto de um furacao, e nao tenho a menor ideia do que esperar... Por sorte, especialistas dizem que por aqui o Tomas vai chegar mais como um "furaquinho", vai perder a forca antes de chegar a ilha.

Eu fico feliz por nao ter que trabalhar amanha, ja que o pico do mau tempo deve ser na manha de segunda-feira.. posso ficar em casa guardadinha com a Bellinha, so esperando a chuvarada passar (se e que vem)...

Forecast do tempo para os proximos dias: segunda-feira chuva, terca-feira chuva, quarta-feira chuva, quinta-feira temporal. Ou seja: com furacao ou sem furacao, o tempo em Dublin continua igual!

Alivio imediato.

Esta semana namorido acabou com uma infeccao depois de tirar o dente do siso. Dias de inferno, passados a base de sopinhas e analgesicos. E noites e noites em claro, com gemidos de dor, promessas de morte e gritos de desespero (meus, no caso, depois de ser acordada pela terceira noite pelos lamentos de namorido), e pausas recorrentes para jogar videogame por horas a fio.

Obviamente, o videogame possui poderes curativos inexplicavelmente ignorados pela medicina moderna. Porque todo o desespero, toda dor e quase-morte causados pela infeccao sao gradualmente diminuidos a cada nova partida de Modern Warfare jogada por namorido. Enquanto cientista, se um dia eu fosse, me dedicaria a isso: comprovar a influencia benefica do videogame na recuperacao de doencas em individuos masculinos. Possivel premio Nobel de Medicina, com todos os nerds do mundo aplaudindo em pe na primeira fila, felizes por finalmente encontrarem uma justificativa valida para todas as horas perdidas investidas em combates pelo universo e assassinatos de zumbis.

De qualquer jeito, melhor pra mim. Se o videogame e assim tao milagroso, isso significa que nao preciso me sentir culpada por ir dormir ao inves de ficar de enfermeira noite apos noite. Deixo para a Nintendo a responsabilidade sobre a saude de namorido. No fim das contas, acho que a experiencia vivida nesta semana tem valor antropologico: demonstra que homens doentes sao iguais em qualquer parte do mundo...

sábado, 6 de novembro de 2010

Pra bom entendedor...



Quando converso com algum amigo do Brasil, sempre me perguntam: "E o ingles, como esta depois desse tempo todo ai? Ja esta fluente?"

Entao.. fluente flueeeente assim, eu nao diria. Que melhorou MUITO, e fato.. ja nao acho que exista uma barreira linguistica pra me relacionar com as pessoas por aqui. Conversar com pessoas, assistir TV, atender uma ligacao de um irlandes ja nao e um problema. Ja ate me acostumei com o sotaque oirish.. mas isso nao quer dizer que eu esteja 100%, longe disso.. e vira e mexe eu passo uma vergonha basica por conta disso...

Por exemplo, no meu ape antigo, eu morava bem do lado da estacao do trem, e vivia pegando o trem pra todo lugar que eu ia. E toda vez que eu entrava no vagao, ficava encucada com o que a mulher falava:

- For your benefit, this train is equipped with 16 TVs.

Eu olhava pra um lado, olhava pro outro, e nada de TV. Bom, penso eu, devo estar em um vagao que nao tem TV, ne.. deve ter mais de 16 vagoes. Mas ai percebi que NUNCA eu entrava num vagao que tivesse TV.. ai comecei a ficar irritada: "mas que zica dos infernos, nunca consigo ver uma TVzinha no caminho do trabalho, sempre entro no vagao que nao tem.."

Ate que um dia aproveitei que namorido estava indo junto comigo no trem pra perguntar:

- Mas afinal de contas, cade as infelizes das TVs que a mulherzinha fala?

Cara de paisagem do namorido..

- Do que e que voce esta falando?

- Das sixteen TVs que a mulher fala... nunca consigo assistir nenhuma, sempre entro no vagao que nao tem.

Namorido praticamente tem um ataque cardiaco de tanto dar risada.

- CCTV, nao sixteen TVs! CCTV, camera de seguranca..

Aaaaaah ta.. por que nao falou antes? Bah, quer dizer que nao vou nunca assistir TV no caminho do trabalho? Porcaria de trem de primeiro mundo que nao tem nem UMA tevezinha...

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Pra nao dizer que nao falei das flores.

Tinha decidido nao escrever sobre politica no blog, ate porque prefiro passar por alienada a perder amigos por diferencas ideologicas.. Mas no fim das contas minhas raizes da Sociais falaram mais alto (alo, fefeleche), e quando recebi por email hoje um texto do jornalista Jose Barbosa Junior, simplesmente TIVE que reproduzir. Pra ninguem dizer que eu nao falei das flores...

CALEM A BOCA, NORDESTINOS!

A eleição de Dilma Rousseff trouxe à tona, entre muitas outras coisas, o que há de pior no Brasil em relação aos preconceitos. Sejam eles religiosos, partidários, regionais, foram lançados à luz de maneira violenta, sádica e contraditória.

O que me motivou a escrever este texto foi a celeuma causada na internet, que extrapolou a rede mundial de computadores, pelas declarações da paulista, estudante de Direito, Mayara Petruso, alavancada por uma declaração no twitter: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”.
Infelizmente, Mayara não foi a única. Vários outros “brasileiros” também passaram a agredir os nordestinos, revoltados com o resultado final das eleições, que elegeu a primeira mulher presidentE ou presidentA (sim, fui corrigido por muitos e convencido pelos “amigos” Houaiss e Aurélio) do nosso país.

E fiquei a pensar nas verdades ditas por estes jovens, tão emocionados em suas declarações contra os nordestinos. Eles têm razão!
Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste!
Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?

Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?

Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?
Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos… pasmem… PAULISTAS!!!

E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano.
Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.

Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura…
Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner…
E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melofias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia…

Ah! Nordestinos…
Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?

Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.
Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!
Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!
Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário… coisa da melhor qualidade!
Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render. Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso… mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!
Minha mensagem então é essa: – Calem a boca, nordestinos!

Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.
Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.

Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”
Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos!

Texto de José Barbosa Júnior

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Pode vir quente que eu estou fervendo.

Depois que cheguei em Dublin, vira e mexe me surpreendo com algumas ideias boas que encontro por aqui, e me pergunto por que a gente nao tem, e mais importante, como eu faco pra exportar isso pro Brasil..

Uma das novidades que eu mais gosto e o kettle, que nada mais e do que uma chaleira eletrica, que a gente usa aqui pra ferver agua pra cozinhar, fazer cha, etc. Nao existe nada mais simples no mundo: voce enche a jarra, aperta o botao e PLIM, rapidinho a agua ferve! Eu nao sei se no Brasil tem algo assim, mas na minha casa pelo menos nunca teve.

Namorido de visita no Brasil ano passado, foi xeretar na cozinha:

- Por que tem uma panela com agua no fogao?
- Pra cozinhar o macarrao.
- E cade o macarrao?
- Nao pus ainda, tem que esperar a agua ferver.
- Mas por que voce colocou a agua fria na panela?

Expressao de confusao na cara do namorido.. ele simplesmente nao conseguia entender por que e que um ser humano ia ficar la, encarando o nada e esperando a agua ferver, quando podia simplesmente ja adicionar a agua QUENTE diretamente do kettle na panela com macarrao. Oi, idade das pedras... toca explicar que na casa da sra. minha mae nao tem dessas modernidades..

Desta vez aprendi, e estou levando na mala um de presente pra mamis... pelo menos la na casa dos meus pais o negocio vai ser chique benhe, agua pro macarrao fervida previamente que nem no primeiro mundo  ;)

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Cafe filosofico.


De todas as rotinas que eu sinto falta do Brasil (e nao sao poucas, tenho que dizer), o cafe filosofico talvez seja a que eu fico com mais saudade. A receita do programa e bem simples: junte 4 ou 5 amigas em frente a uma mesa (sofa tambem funciona, embora maior o risco de dispersao e posterior sono conforme a noite avanca), aumente progressivamente a quantidade de vinho disponibilizada enquanto introduz aos poucos assuntos do cotidiano, tais como: a existencia de deus, a eficacia do "segredo", a legalizacao do aborto e Sex and The City (Sex and The City sendo so para discontrair durante os momentos de tensao que surjam eventualmente ao longo da noite).

A questao e que e dificil reunir pessoas com que voce tenha intimidade (ou interesse) o suficiente para discutir certos assuntos. Nao importa a conclusao, nao importa nem o que cada um acha, o negocio e gerar a polemica, e se discutir diferentes besteiras pontos de vista.. E embora eu saia bastante aqui na terra do arco-iris, a maioria das noites a conversa fica no superficial, e eu volto pra casa com aquela "filosofagem latente", vamos dizer assim... Minha risadinha cinica ja esta ate enferrujando por aqui.. acredita que desde que cheguei, NINGUEM veio me falar que tudo acontece por uma razao, que se nao foi nao era pra ser, ou que amanha vai ser um novo dia (duh)! O que a gente precisa fazer pra ter um bom arranca-rabo filosofico por aqui? :)

Por isso ja aviso: AMIGAS, preparem-se.. em dezembro estou por ai, e o cafe filosofico esta mais do que marcado no nosso especial de fim de ano! Alias, andei lendo umas teorias, so pra aquecer, e voces nao acham que... ;)

O melhor amigo do homem (e nao da mulher).

Podia aproveitar que sou eu quem esta escrevendo e dizer que sou eu quem mando na casa, que
sou a chefe e minha palavra e lei, mas infelizmente isso seria distorcer totalmente ligeiramente a verdade... Desde que eu e namorido decidimos adotar um filhote de shih-tzu, o poder foi transferido de forma total e absoluta para as maos (ou patas, no caso) desse ser peludo, tambem conhecido como Bellinha.

O caso e que uma das coisas que eu e o namorido temos em comum e que nos dois adoramos animais. Sou daquelas que sempre teve  em casa gato, cachorro, tartaruga, papagaio. Quando decidi vir para ca, uma das coisas mais dificeis foi deixar pra tras o sr. Otavio, meu gato persa e paixao incondicional. Me senti a maior traidora de felinos do mundo quando entreguei a "custodia" dele para minha mae (mais ainda quando ela me contou depois que ele ficou em depreessao e ficou C-A-R-E-Q-U-I-N-H-A, tadinho).

De qualquer jeito, uma das coisas de que mais sentia falta morando por aqui era um bichinho pra chamar de meu... Para minha grande felicidade, namorido sentia exatamente o mesmo, e a primeira coisa que decidimos fazer quando alugamos um apartamento decente (e por decente quero dizer um apartamento em que a cozinha nao fica no meio da sala de visitas) foi arrumar um cachorrinho.

Depois de muita pesquisa e varias ligacoes frustradas, finalmente encontramos a Bellinha. Fiquei tao feliz.. depois de meses de uma vida petless, eu finalmente ia ter de novo um cachorrinho pra me fazer companhia, principalmente naqueles dias em que namorido estivesse ocupado jogando XBox estudando.

DOCE ILUSAO! A traidorazinha decidiu seguir ao pe da letra o ditado  que diz "o cao e o melhor amigo do homem", ignorando completamente as mulheres da casa (no caso, eu). Nao importa o quanto eu tentei agradar, todos os meus esforcos e ofertas de carinho (e posteriormente suborno com brinquedinhos e ossos) foram totalmente em vao. E enquanto eu passava horas fazendo de tudo para fazer minha nova filhotinha brincar comigo, a CACHORRA passava o tempo todo fazendo graca pro namorido!

Nem preciso dizer, a ultima coisa que o namorido precisava era de mais uma mulher fazendo ele se sentir importante pela casa. Esta se achando mais do que nunca, e tratando a filhota como nossa excelencia a Rainha Cadela.

Esta semana comecou a esfriar, e senti que as coisas comecaram a mudar aqui em casa.. Namorido e irish e nao sente frio, esta sempre pra la e pra ca pela casa, mesmo com os atuais 5 graus de temperatura, e de repente eu, com todos os meus cobertores, aquecedores e aconchegantes recem-adquiridos quilinhos a mais sou uma opcao muito mais atraente pra filhota fazer de cama. Ando ganhando muito mais atencao por parte da realeza canina da casa. Tentei ate me fazer de dificil, pra fazer a safada aprender a valorizar mais o girl's power ao inves de confraternizar com o inimgo, mas no fim das contas sempre acabo cedendo. Nao
resisto aos  beijinhos gelados da minha Bellinha.

Rainha da casa

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Da arte de escrever.

Que escrever e uma arte, ninguem nunca duvidou. E das mais dificeis. O problema e o tamanho da responsabilidade que se assume ao decidir escrever, ou melhor, a por em publico o que  voce escreve. Nao e todo mundo que entende o suficiente de arquitetura neo-classica, arte moderna ou musica erudita, mas todo mundo sabe (ou pelo menos deveria saber) ler. O que cria imediatamente um batalhao de criticos em potencial, de mouse em maos pra avaliar e apreciar (ou nao) tudo que voce decidiu expor.
Esse pensamento me impediu de comecar um blog por muito tempo, mesmo tendo escrito pra mim mesma durante um bom tempo da minha - longa- vida. Ok, sou otimista e (relativamente) confiante, e desde que cheguei aqui pela ilha, senti mais e mais vontade de compartilhar as experiencias que passei a viver. Mas ter meus pensamentos expostos assim, pra todo mundo ver (ou ler), e pior ainda: colocados ali lado a lado com tanta gente boa que escreve na net, me fez adiar o projeto...
Mas fui conhecendo outros blogs, outras pessoas, outras visoes do mundo, e agora decidi respirar fundo, e clicar o start... Ok, eu nunca tive filho nem plantei uma arvore como diz o proverbio... Mas eu ja fiz uma coisa ou duas que podiam interessar a alguns leitores (oi, mae..).. Eu sei que criar um blog nao e de longe como escrever um livro. Mas a gente tem que comecar de algum jeito, ne.. E afinal de contas, eu nao tenho tanto a perder assim (nao se pode perder uma reputacao que nem se tem ainda, vai ser meu lema daqui pra frente).
Facamos um trato: ninguem le meus textos como forma de arte, pra aliviar a pressao. E eu aprendo a escrever pensando menos nos outros e mais em mim. E, com sorte, todo mundo sai ganhando!
Boa sorte pra nos!